A história do mel é inspiradora, o fruto do trabalho das abelhas fez parte de diversas culturas no decorrer dos séculos, aparecendo na literatura, na religião e na arte de civilizações como os egípcios, hebreus, maias, hindus, gregos e de povos primitivos da Europa.

Na nossa atual cultura, o mel faz parte de hábitos tradicionais da família brasileira e compõe inovações da alta gastronomia, sendo muito importante economicamente para as pessoas, pois gera renda, empregos e se posiciona como uma alternativa natural e sustentável para nossa nutrição.

Ao olhar a história do mel, percebemos o quanto ele impactou pessoas de diversas perspectivas culturais, desde os mais anônimos habitantes das cavernas até reis, filósofos e nós que, nos dias de hoje, temos o mel como algo valoroso e estimado.

Das cavernas às nossas casas

Nas paredes de uma caverna espanhola, foi encontrada uma gravura muito interessante. Ela retrata uma mulher extraindo mel de uma colmeia. É estimado que o desenho tenha sido feito por volta do ano de 7000 a.C., sendo este um dos registros mais antigos de toda a história do mel.

Ilustração de uma pintura na caverna de 7000 a.C, cortesia do “Museo Nacional de Ciencias Naturales” de Madrid, Espanha.
 
Detalhes da obra:
Título: A Colmeia e o Mel de Abelha, ilustração de uma pintura na caverna
Criador: Atkins, E.L.
Data de publicação: 1975
Local: Cuevas de la Arana, Valência, Espanha

Além desse brilhante vestígio, outras culturas e povos deixaram materiais arqueológicos que demonstraram que o mel fazia parte de suas realidades. Em alguns casos, havia até mesmo o mel sendo usado como empreendimento econômico e recebendo métodos semelhantes aos processos industriais.

A indústria egípcia do mel

Hieróglifos egípcios de cerca de 2400 a.C. demonstram um processo bem avançado da extração do mel, representado desde a extração com o uso de fumaça para espantar as abelhas, até a finalização com a armazenagem do produto em embalagens de barro.

Além disso, arqueólogos encontraram notas egípcias de 1500 a.C. que descrevem jarros cheios de mel sendo usados como pagamento por parte de camponeses e oficiais do reino responsáveis por receber o produto que seria usado nos templos religiosos da época.

Os conselhos do Rei Salomão

A história hebraica conta com um ilustre adepto do mel. O Rei Salomão é considerado pela cultura judaica como um dos homens mais sábios de todos os tempos, e enquanto ele governava o reino de Israel, por volta dos anos de 966 a 926 a.C., ele escreveu uma série de conselhos, compilados no conhecido livro de provérbios que compõe a Bíblia até hoje. Nessa obra, Salomão aconselha:

“Meu filho, coma mel, pois é bom, e o favo é doce ao paladar.”

Provérbios 3:24

Além dessa indicação de Salomão marcando a história do mel, no livro de Êxodo, um dos primeiros da Bíblia e da Torá, a terra prometida aos hebreus após serem libertos do Egito é descrita como um lugar que produz leite e mel com fartura. E em outras passagens dos livros bíblicos o mel é citado em diversos contextos, muitas vezes em sinal de prosperidade e fartura.

Um apicultor chamado Aristóteles

Sim, o grande filósofo grego Aristóteles é um dos apicultores mais famosos da história do mel e, além disso, um grande redator sobre o assunto. No livro IX da obra “Historia Animalium”, ele transborda conhecimento sobre a apicultura, relatando como era a produção de mel na Grécia Antiga.

Esse estudo foi realizado e escrito entre os anos 344 e 342 a.C. e nele também é detalhado alguns aspectos do comportamento das abelhas, bem como práticas de manejo para melhorar a qualidade do mel e aumentar sua produtividade.

O empreendimento dos irmãos romanos

A cultura do Império Romano também era adepta ao mel em seus hábitos cotidianos, mas, além disso, gerava conhecimento científico sobre o assunto e havia empreendimentos apícolas que deixaram até rastros contábeis para a história do mel.

Estudos romanos datados de 116 a 27 a.C. retratavam a realidade das colmeias, dando detalhes de sua constituição física, essas informações eram aparentemente difundidas em ambientes escolares.

Mas um ponto que chama a atenção é que a apicultura era um empreendimento rentável no Império Romano. Dois irmãos de sobrenome Veianius, habitantes de uma província romana na Espanha, desenvolveram um jardim exclusivo para a produção de mel, através dessa iniciativa, eles chegaram a faturar anualmente cerca de 10.000 sestércios (antiga moeda romana) com o apiário, o que seria o equivalente, nos dias de hoje, a aproximadamente 20.000 dólares ou em torno de 100.000 reais.

O mel nos contos de fada

Em toda história da Europa medieval, o mel acaba aparecendo no folclore dos povos russos, poloneses, suíços e alemães. O mel atravessou os séculos compondo as tradições culinárias e participando de contos e lendas.

No famoso conto de fadas russo “Vasilisa, a Bela”, que possui duas adaptações para o cinema, o mel faz parte da narrativa, sendo retirado em um determinado momento de uma árvore oca habitada por abelhas selvagens.

Na Alemanha, o mel surge no conto dos Irmãos Grimm “A Abelha Rainha”. Em seu desfecho, o protagonista se casa com uma dentre três princesas, a escolhida é identificada por ser a mais jovem e por ter ingerido mel antes de adormecer em um sono profundo.

Apicultores protegidos pelas leis inglesas

Na Inglaterra, por volta do ano 1000, uma lei foi promulgada onde, de certa forma, a prática profissional do apicultor é regulamentada e protegida. O documento foi publicado com o nome “Rectitudines Singularum Personarum”, e em uma tradução mais livre seria “Direito das Pessoas Físicas”.

Nessa publicação, os apicultores são autorizados a extrair mel de colmeias selvagens ou artesanais e, além disso, são determinadas punições para quem roubar o mel ou as colmeias dos apicultores autorizados.

Muito mais histórias para contar

Ao desenvolvermos esse material, nos deparamos com um lindo universo cultural e percebemos que a história do mel é muito mais rica do que imaginávamos. Por isso, já vamos adiantando que haverá outros conteúdos sobre esse tema.

Se você ficou empolgado, nós indicamos o livro “The Beekeeper’s Bible”, dos autores Richard A. Jones e Sharon Sweeney-Lynch. Essa obra nos inspirou a escrever boa parte do conteúdo que você acabou de ler. Ela não tem versão em português, mas se para você isso é um problema, logo traremos mais histórias sobre o mel em nosso Blog, acompanhe e fique por dentro de tudo.

Nós, do Clube do Mel, prezamos pela procedência de cada um dos nossos produtos e estamos sempre em busca de novidades para vocês. Visite nosso e-commerce e veja todas as possibilidades de mel, própolis, pólen e geleia real. Com certeza você encontrará algo para encantar em sua mesa ou para ajudar a sua saúde.


Artigos relacionados
Trufa de chocolate com Mel

Que tal preparar uma sobremesa deliciosa que combina perfeitamente com a Páscoa? Tão simples como um brigadeiro é uma opção diferente para dividir com a família ou aproveitar como uma sobremesa quando aquela vontade de comer um docinho aparecer. Ingredientes: 250g de chocolate meio amargo  120 ml de creme de Leite  ¼ de xícara de […]

Heborá, empresa 100% feminina que enriquece o mercado do mel

Você conhece a Heborá? Um empreendimento 100% feminino que se tornou referência de inovação no universo do mel brasileiro. Assim como o Clube do Mel, a Heborá foi desenvolvida em Ribeirão Preto. A fauna brasileira é conhecida por sua extensão abrigando diversos animais únicos. Dentro da família de espécies que residem em nossas florestas, as […]

Receita de panna cotta de mel e limão

Com tradução livre de “nata cozida”, a panna cotta é uma receita de origem italiana e possui uma base neutra que pode ser servida com diversas combinações, desde geleias a caldas, inclusive com o mel. Conte nos comentários se já experimentou essa delícia. Ingredientes: 2 colheres (chá) de gelatina em pó (10 ml) ou 4 […]

Receita de nogado de Natal com mel

O nogado é uma receita deliciosa que agrada paladares de todas as idades. Experimente fazê-la na sua casa e conte nos comentários o que os seus amigos ou a sua família acharam da receita. Ingredientes: 500 g de farinha 6 ovos médios  500 g de mel 50 ml de azeite Óleo para fritar Modo de […]

Receita de peito de pato com molho de soja, mel e gengibre

Durante a época de festas, experimentar pratos novos deixa ceias e reuniões em família ainda mais especiais. Você já conhecia a receita de pato com molho de soja, mel e gengibre? Teste em sua casa e nos conte o que achou nos comentários. Ingredientes: 2 filés de peito de pato 1 pitada de sal  1 […]

É verdade que o mel faz bem para a saúde?

Saiba um pouco mais sobre as bases científicas para considerar que o mel faz bem para a nossa saúde.

Medovik, o Bolo de Mel mais famoso do mundo

Conheça o Medovik, o bolo de mel que encantou o coração de uma princesa.

Trufas Escocesas de Chocolate e Mel

O mel é apaixonante e suas possibilidades gastronômicas são notáveis, principalmente na área de confeitaria. Para inovarmos e explorar cada vez mais o mel como protagonista de nossas receitas, procuramos algumas receitas que ainda não estão no nosso imaginário popular, a fim de surpreender e encantar. Confira a receita das Trufas Escocesas de Chocolate e […]

O guia das abelhas brasileiras

­O universo do mel brasileiro é inspirador para os amantes da gastronomia, de produtos naturais e da cultura em geral. São muitas floradas diferentes que proporcionam ótimas variedades de mel, além disso, vivemos em um país continental com regiões de natureza diversificada que produzem cada uma o seu tipo de mel, com identidades marcantes e […]

Saiba o que de fato é própolis

Você pode achar que a própolis é uma invenção da vovó ou uma crendice popular, porém, essa resina produzida pelas abelhas é bastante estudada pela ciência e muito mais tradicional do que você imagina.Civilizações antigas como a egípcia, assíria, chinesa, inca, grega e romana faziam uso medicinal da própolis para prevenir e combater doenças. Os […]

Conheça o mapa da produção de mel no Brasil

A produção de mel do Brasil proporciona uma riqueza cultural inestimável. Confira nossa postagem e saiba quais são as principais regiões que produzem mel em nosso país.

A natureza do mel

O mel é uma paixão nacional, e você sabe o que faz dele algo tão diverso e único? Confira nosso post e fique por dentro de tudo o que está por trás de um mel de qualidade. O universo da apicultura carrega uma riqueza inestimável, fruto da interessante relação das abelhas com a natureza, o […]

Você conhece os tipos de mel do Brasil?

Saiba um pouco mais sobre os principais tipos de mel da apicultura brasileira.

Clube do Mel. Somos especialistas em produtos das abelhas.