Muitas vezes, os desafios diários chegam a impedir que cuidemos de nossa saúde como deveríamos, mas temos que ter atenção e não negligenciar nosso bem-estar e nem abrir mão de uma vida saudável.

A micronutrição em cápsulas é uma alternativa prática para que nosso corpo receba o que é necessário para funcionar da melhor maneira possível, estando em dia com todas as vitaminas necessárias para isso.

As cápsulas mais modernas são feitas de softgel, sendo consideradas seguras e não alergênicas, elas levam o princípio ativo de uma maneira eficiente, proporcionando melhor absorção e ação rápida.

Há uma gama de micronutrientes essenciais para uma vida saudável, como a vitamina D, o ômega 3, óleos de prímula, linhaça, cártamo e coco, além da geleia real e do pólen. Dissertaremos um pouco sobre cada um deles para lhe informar sobre seus benefícios.

Cuidado importante

Antes de ingerir qualquer suplemento, é apropriado e sábio consultar um médico ou nutricionista, para que os exames necessários sejam feitos e a suplementação seja conduzida de uma maneira adequada e segura.

Mesmo que os produtos ingeridos não demandem legalmente de prescrição médica, é muito importante esse cuidado. Pois ao se consultar, você terá um real panorama sobre a sua saúde, tornando a nutrição mais assertiva e funcional.

Além disso, muitas dessas alternativas nutricionais que iremos falar funcionam melhor quando a pessoa vive uma vida fisicamente ativa, com exercícios físicos regulares, realizados com acompanhamento profissional.

Vitamina D

A famosa vitamina D3 (colecalciferol) é considerada por muitos estudiosos não mais uma vitamina, mas, sim, um hormônio, pelo fato de que ela é produzida por nosso próprio corpo e participa de diversas funções regulatórias vitais.

Ao tomarmos sol, os raios solares atingem nossa pele, e, a partir da reação entre o raio UVB e a molécula de colesterol, é produzida a protovitamina e posteriormente a vitamina D3. Após isso, o fígado transforma o colecalciferol em calcidol, e nos rins é gerado, a partir do calcidol, o calcitriol (forma ativa da vitamina D).

Mesmo que o corpo produza esse poderoso hormônio, a vida corrida nas cidades faz com que muitas pessoas não consigam se expor ao sol todos os dias, por isso, a suplementação é fundamental para manter os níveis saudáveis de vitamina D.

Os principais benefícios dessa vitamina, ou hormônio, são:

– Manutenção da saúde dos ossos, dentes e músculos.

– Melhora a absorção de cálcio e fósforo no organismo.

– Fundamental para o funcionamento do sistema imunológico.

– Atuante no funcionamento das células do nosso corpo. 

Ômega 3

Os ácidos graxos ômega 3 são uma família de gorduras poli-insaturadas encontradas nos peixes e outros animais marinhos, conhecida por contribuir para a diminuição do risco cardíaco daqueles que a ingerem. 

O ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosa-hexaenoico (DHA) são muitas vezes comercializados como óleo de peixe, eles possuem propriedades anti-inflamatórias e são muito recomendados por nutricionistas a pacientes com níveis de triglicérides altos.

Sabemos que nem sempre conseguimos manter nossa alimentação baseada em peixes, não só pelo alto preço do alimento, mas também pelas dificuldades no preparo, assim, a suplementação vem como uma alternativa de praticidade e saúde.

Óleo de prímula (Ômega 6)

O óleo de prímula é rico em ômega 6, uma família que abrange o ácido linoleico e ácido gama-linolênico. O ômega 6 também é uma família de ácidos graxos, ou gorduras poli-insaturadas, sendo que suas fontes mais comuns são os óleos de soja, canola e girassol.

O óleo de prímula é extraído da planta Oenothera biennis e seus principais benefícios são:

– Redução dos efeitos da menopausa e da TPM.

– Combate à queda capilar.

– Auxílio no tratamento da artrite reumatoide.

– Melhora da pele e ajuda na remoção de acnes.

Ao contrário do ômega 3, o ômega 6 pode ser contraindicado em alguns casos, por isso, é importante consultar um médico ou nutricionista antes de consumi-lo.

Óleo de linhaça, óleo de cártamo e óleo de coco (Ômega 9)

Os óleos de linhaça e cártamo são ricos em ômega 9 (ácido oleico), um ácido graxo insaturado que auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) sem diminuir a quantidade de colesterol bom (HDL).

O óleo de linhaça, além de ômega 9, é rico em ômega 3, ômega 6 e fibras alimentares. Já o óleo de cártamo oferece ômega 6 e vitamina E, um antioxidante lipossolúvel que ajuda a proteger as membranas celulares.

O óleo de coco está muito em alta, como uma alternativa saudável e cheia de benefícios nutricionais como melhora da saciedade, aumento de gasto energético e oxidação da gordura.

Ele é rico em ácido láurico e ácido oleico (ômega 9). O ácido láurico é também conhecido como ácido dodecanoico, respeitado por sua ação anti-inflamatória.

Geleia real

A geleia real é nada mais, nada menos do que o alimento da abelha-rainha, ela é produzida pelas abelhas mais jovens com o fim de nutrir e sustentar a líder da colmeia. A rainha vive de 2 a 5 anos, enquanto as abelhas comuns vivem até 45 dias.

Esse produto é rico em aminoácidos, vitaminas e sais minerais, aumentando a energia e diminuindo o cansaço físico, mental e o estresse. Além disso, auxilia nos problemas digestivos, aumentando a produção de colágeno, o que traz melhorias à pele.

Você pode achar que se trata somente de uma forma diferente de mel, mas o mel é produzido em um processo fermentativo pelas abelhas operárias, a partir do néctar das flores. A geleia é gerada pelas jovens abelhas operárias, a partir do pólen.

Pólen

O pólen apícola é fonte de energia, rico em enzimas, óleos essenciais, vitaminas, minerais, proteínas e fibras vegetais. É o único alimento que contém todos os aminoácidos disponíveis na natureza, por isso, é ideal para complementar a dieta de quem pratica exercícios físicos regularmente.

As principais vitaminas encontradas nele são a vitamina A (carotenos), um antioxidante que auxilia na imunidade e na regeneração de tecidos do corpo, e a vitamina P (rutina), que atua no fortalecimento das células, com ação antioxidante e anti-inflamatória.

O pólen apícola é o pólen processado com saliva e mel das abelhas, são extraídos a partir de coletores de pólen que são instalados na entrada da colmeia. Os principais componentes são açúcares, fibras, proteínas e lipídeos, além de vitaminas, carotenoides e flavonoides.

O uso do pólen apícola como suplemento alimentar começou por conta de suas atividades biológicas, como antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias, tornando o produto cada vez mais popular quando o assunto é alimentação saudável.

O Clube do Mel está sempre pesquisando e se atualizando para encontrar perspectivas de saúde e boa nutrição para seus clientes, construindo um portfólio amplo com produtos que expressam o que há de melhor no universo das abelhas. Acompanhe nosso Blog e esteja sempre por dentro das nossas novidades.


Artigos relacionados
Trufa de chocolate com Mel

Que tal preparar uma sobremesa deliciosa que combina perfeitamente com a Páscoa? Tão simples como um brigadeiro é uma opção diferente para dividir com a família ou aproveitar como uma sobremesa quando aquela vontade de comer um docinho aparecer. Ingredientes: 250g de chocolate meio amargo  120 ml de creme de Leite  ¼ de xícara de […]

Heborá, empresa 100% feminina que enriquece o mercado do mel

Você conhece a Heborá? Um empreendimento 100% feminino que se tornou referência de inovação no universo do mel brasileiro. Assim como o Clube do Mel, a Heborá foi desenvolvida em Ribeirão Preto. A fauna brasileira é conhecida por sua extensão abrigando diversos animais únicos. Dentro da família de espécies que residem em nossas florestas, as […]

Receita de panna cotta de mel e limão

Com tradução livre de “nata cozida”, a panna cotta é uma receita de origem italiana e possui uma base neutra que pode ser servida com diversas combinações, desde geleias a caldas, inclusive com o mel. Conte nos comentários se já experimentou essa delícia. Ingredientes: 2 colheres (chá) de gelatina em pó (10 ml) ou 4 […]

Receita de nogado de Natal com mel

O nogado é uma receita deliciosa que agrada paladares de todas as idades. Experimente fazê-la na sua casa e conte nos comentários o que os seus amigos ou a sua família acharam da receita. Ingredientes: 500 g de farinha 6 ovos médios  500 g de mel 50 ml de azeite Óleo para fritar Modo de […]

Receita de peito de pato com molho de soja, mel e gengibre

Durante a época de festas, experimentar pratos novos deixa ceias e reuniões em família ainda mais especiais. Você já conhecia a receita de pato com molho de soja, mel e gengibre? Teste em sua casa e nos conte o que achou nos comentários. Ingredientes: 2 filés de peito de pato 1 pitada de sal  1 […]

Um pouco sobre a fascinante história do mel

Se você ama o universo das abelhas e quer saber um pouco mais sobre a história do mel, este conteúdo é perfeito para você.

É verdade que o mel faz bem para a saúde?

Saiba um pouco mais sobre as bases científicas para considerar que o mel faz bem para a nossa saúde.

Medovik, o Bolo de Mel mais famoso do mundo

Conheça o Medovik, o bolo de mel que encantou o coração de uma princesa.

Trufas Escocesas de Chocolate e Mel

O mel é apaixonante e suas possibilidades gastronômicas são notáveis, principalmente na área de confeitaria. Para inovarmos e explorar cada vez mais o mel como protagonista de nossas receitas, procuramos algumas receitas que ainda não estão no nosso imaginário popular, a fim de surpreender e encantar. Confira a receita das Trufas Escocesas de Chocolate e […]

O guia das abelhas brasileiras

­O universo do mel brasileiro é inspirador para os amantes da gastronomia, de produtos naturais e da cultura em geral. São muitas floradas diferentes que proporcionam ótimas variedades de mel, além disso, vivemos em um país continental com regiões de natureza diversificada que produzem cada uma o seu tipo de mel, com identidades marcantes e […]

Saiba o que de fato é própolis

Você pode achar que a própolis é uma invenção da vovó ou uma crendice popular, porém, essa resina produzida pelas abelhas é bastante estudada pela ciência e muito mais tradicional do que você imagina.Civilizações antigas como a egípcia, assíria, chinesa, inca, grega e romana faziam uso medicinal da própolis para prevenir e combater doenças. Os […]

Conheça o mapa da produção de mel no Brasil

A produção de mel do Brasil proporciona uma riqueza cultural inestimável. Confira nossa postagem e saiba quais são as principais regiões que produzem mel em nosso país.

A natureza do mel

O mel é uma paixão nacional, e você sabe o que faz dele algo tão diverso e único? Confira nosso post e fique por dentro de tudo o que está por trás de um mel de qualidade. O universo da apicultura carrega uma riqueza inestimável, fruto da interessante relação das abelhas com a natureza, o […]

Você conhece os tipos de mel do Brasil?

Saiba um pouco mais sobre os principais tipos de mel da apicultura brasileira.

Clube do Mel. Somos especialistas em produtos das abelhas.