O mel sempre esteve no imaginário popular como um produto que faz bem à saúde, sendo usado de maneira doméstica como um alimento até mesmo medicinal. Além disso, o mel proporciona outros produtos como a Própolis, o Pólen e a Geleia Real, que são frequentemente comercializados como saudáveis e terapêuticos.

Mas será que o caráter medicinal do mel é só uma crendice popular ou isso tem realmente alguma base científica? Para buscar confirmação na ciência sobre algumas propriedades do mel tradicionalmente divulgadas como benéficas à saúde, nos aprofundamos nesse assunto. São elas:

– Propriedades antimicrobianas

– Eficácia no combate às feridas

– Efeito antioxidante

Propriedades antimicrobianas

Segundo estudos de uma Universidade da Índia, a importância medicinal do mel está documentada nas literaturas médicas mais antigas do mundo e, desde sempre, o mel é conhecido por possuir propriedades antimicrobianas, bem como atividade de cicatrização de feridas.

As propriedades cicatrizantes do mel devem-se ao fato de que ele oferece atividade antibacteriana, mantendo uma condição úmida da ferida e sua alta viscosidade ajuda a fornecer uma barreira protetora para prevenir infecções.

Sua propriedade imunomoduladora também é relevante para o reparo de regiões infecionadas. Imunomoduladores são substâncias que ajudam o sistema imunológico oferecendo melhor resposta contra vírus, bactérias, fungos e protozoários.

A atividade antimicrobiana na maioria dos méis se deve à produção enzimática de peróxido de hidrogênio. Algumas variedades de mel têm potente atividade bactericida, sendo eficazes contra bactérias resistentes a antibióticos.

Mandal MD, Mandal S. Honey: its medicinal property and antibacterial activity. Asian Pac J Trop Biomed. 2011 Apr;1(2):154-60. doi: 10.1016/S2221-1691(11)60016-6. PMID: 23569748; PMCID: PMC3609166.

Eficácia no combate às feridas

De acordo com um parecer científico de um instituto de pesquisas de Nova York, o mel é um produto natural que foi introduzido na medicina moderna por suas propriedades antibacterianas e seus efeitos na cicatrização de feridas recentemente confirmados pela ciência.

Estudos de laboratório e ensaios clínicos mostraram que o mel é um agente antibacteriano eficaz que ajuda na cicatrização de feridas e na esterilização de áreas infectadas. Dados mostram que as propriedades curativas do mel incluem o estímulo do crescimento de tecido e a minimização da formação de cicatrizes. Esses efeitos são variáveis à acidez do mel, teor de peróxido de hidrogênio e conteúdo nutricional.

As prostaglandinas (grupo de lipídios produzidos em locais de dano ou infecção tecidual) e o óxido nítrico desempenham um papel importante na situação das inflamações, influenciando na morte microbiana e no processo de cicatrização. Descobriu-se que o mel controla os níveis de prostaglandina e óxido nítrico, tornando-os favoráveis à saúde, o que explica algumas propriedades biológicas e terapêuticas do mel, especificamente a antibacteriana e a cicatrizante.

Méis de diferentes áreas geográficas têm efeitos medicinais consideráveis ​​em feridas crônicas, úlceras e queimaduras. Os resultados encorajam o uso do mel na prática clínica como cicatrizante natural e seguro.

Al-Waili N, Salom K, Al-Ghamdi AA. Honey for wound healing, ulcers, and burns; data supporting its use in clinical practice. ScientificWorldJournal. 2011 Apr 5;11:766-87. doi: 10.1100/tsw.2011.78. PMID: 21479349; PMCID: PMC5720113.

Efeitos antioxidantes

Um artigo de uma universidade da Malásia afirmou que, com base na literatura, as vitaminas não contribuem para a capacidade antioxidante do mel, no entanto, o conteúdo de ácidos fenólicos e flavonoides são responsáveis por sua atividade antioxidante.

Zawawi N, Chong PJ, Mohd Tom NN, Saiful Anuar NS, Mohammad SM, Ismail N, Jusoh AZ. Establishing Relationship between Vitamins, Total Phenolic and Total Flavonoid Content and Antioxidant Activities in Various Honey Types. Molecules. 2021 Jul 21;26(15):4399. doi: 10.3390/molecules26154399. PMID: 34361551; PMCID: PMC8347116.

Um estudo mais profundo foi realizado por uma Universidade Polonesa, onde se investigou o caráter antioxidante dos méis. Foi averiguado que a intensidade das atividades antioxidantes varia de acordo com a florada do mel, a mais forte encontrada nos estudos poloneses foi a do trigo sarraceno, mas em geral os méis analisados foram caracterizados por suas altas atividades antioxidantes.

Outro ponto interessante que foi constatado é que os méis escuros apresentaram melhor atividade antioxidante em comparação aos méis claros, mas sempre com algumas exceções. Foi visto também a tendência de maior atividade antioxidante nos méis de melato em relação aos méis comuns.

Dżugan M, Tomczyk M, Sowa P, Grabek-Lejko D. Antioxidant Activity as Biomarker of Honey Variety. Molecules. 2018 Aug 18;23(8):2069. doi: 10.3390/molecules23082069. PMID: 30126199; PMCID: PMC6222484.

O que concluímos é que o fato de o mel fazer bem à saúde não é fruto somente da cultura e do imaginário popular, mas possui base científica comprovada. Continue acompanhando o Blog do Clube do Mel e fique por dentro de informações de qualidade sobre o universo apícola.


Artigos relacionados
Trufa de chocolate com Mel

Que tal preparar uma sobremesa deliciosa que combina perfeitamente com a Páscoa? Tão simples como um brigadeiro é uma opção diferente para dividir com a família ou aproveitar como uma sobremesa quando aquela vontade de comer um docinho aparecer. Ingredientes: 250g de chocolate meio amargo  120 ml de creme de Leite  ¼ de xícara de […]

Heborá, empresa 100% feminina que enriquece o mercado do mel

Você conhece a Heborá? Um empreendimento 100% feminino que se tornou referência de inovação no universo do mel brasileiro. Assim como o Clube do Mel, a Heborá foi desenvolvida em Ribeirão Preto. A fauna brasileira é conhecida por sua extensão abrigando diversos animais únicos. Dentro da família de espécies que residem em nossas florestas, as […]

Receita de panna cotta de mel e limão

Com tradução livre de “nata cozida”, a panna cotta é uma receita de origem italiana e possui uma base neutra que pode ser servida com diversas combinações, desde geleias a caldas, inclusive com o mel. Conte nos comentários se já experimentou essa delícia. Ingredientes: 2 colheres (chá) de gelatina em pó (10 ml) ou 4 […]

Receita de nogado de Natal com mel

O nogado é uma receita deliciosa que agrada paladares de todas as idades. Experimente fazê-la na sua casa e conte nos comentários o que os seus amigos ou a sua família acharam da receita. Ingredientes: 500 g de farinha 6 ovos médios  500 g de mel 50 ml de azeite Óleo para fritar Modo de […]

Receita de peito de pato com molho de soja, mel e gengibre

Durante a época de festas, experimentar pratos novos deixa ceias e reuniões em família ainda mais especiais. Você já conhecia a receita de pato com molho de soja, mel e gengibre? Teste em sua casa e nos conte o que achou nos comentários. Ingredientes: 2 filés de peito de pato 1 pitada de sal  1 […]

Um pouco sobre a fascinante história do mel

Se você ama o universo das abelhas e quer saber um pouco mais sobre a história do mel, este conteúdo é perfeito para você.

Medovik, o Bolo de Mel mais famoso do mundo

Conheça o Medovik, o bolo de mel que encantou o coração de uma princesa.

Trufas Escocesas de Chocolate e Mel

O mel é apaixonante e suas possibilidades gastronômicas são notáveis, principalmente na área de confeitaria. Para inovarmos e explorar cada vez mais o mel como protagonista de nossas receitas, procuramos algumas receitas que ainda não estão no nosso imaginário popular, a fim de surpreender e encantar. Confira a receita das Trufas Escocesas de Chocolate e […]

O guia das abelhas brasileiras

­O universo do mel brasileiro é inspirador para os amantes da gastronomia, de produtos naturais e da cultura em geral. São muitas floradas diferentes que proporcionam ótimas variedades de mel, além disso, vivemos em um país continental com regiões de natureza diversificada que produzem cada uma o seu tipo de mel, com identidades marcantes e […]

Saiba o que de fato é própolis

Você pode achar que a própolis é uma invenção da vovó ou uma crendice popular, porém, essa resina produzida pelas abelhas é bastante estudada pela ciência e muito mais tradicional do que você imagina.Civilizações antigas como a egípcia, assíria, chinesa, inca, grega e romana faziam uso medicinal da própolis para prevenir e combater doenças. Os […]

Conheça o mapa da produção de mel no Brasil

A produção de mel do Brasil proporciona uma riqueza cultural inestimável. Confira nossa postagem e saiba quais são as principais regiões que produzem mel em nosso país.

A natureza do mel

O mel é uma paixão nacional, e você sabe o que faz dele algo tão diverso e único? Confira nosso post e fique por dentro de tudo o que está por trás de um mel de qualidade. O universo da apicultura carrega uma riqueza inestimável, fruto da interessante relação das abelhas com a natureza, o […]

Você conhece os tipos de mel do Brasil?

Saiba um pouco mais sobre os principais tipos de mel da apicultura brasileira.

Clube do Mel. Somos especialistas em produtos das abelhas.