Era uma vez, uma princesa que não gostava de mel, até que um dia, um jovem cozinheiro criou uma receita de um bolo com mel e encantou a princesa, que mudou seu coração em relação ao mel. Parece um trecho de um conto de fadas, não é? Mas segundo a tradição russa essa é a história do Medovik, um dos bolos de mel mais famosos do mundo.
A princesa em questão era Elizabeth Alexeievna, que viveu entre o final do século XVIII e o começo do século XIX no Império Russo. O bolo se popularizou na União Soviética ganhando novas versões em diversos outros países, como a Ucrânia, por exemplo.

Já vamos adiantando que essa não é uma receita para iniciantes, mas se você deseja novos desafios em suas aventuras de confeitaria, a hora é agora. Então, com vocês, o encantador Medovik.

Ingredientes

1 xícara e meia de mel silvestre

1 xícara de água

1 xícara e mais 2 colheres de açúcar

14 colheres de sopa de manteiga, cortada em pedaços de 1,2 cm

6 ovos grandes

2 colheres e meia de chá de bicarbonato de sódio

2 colheres e meia de chá de sal

1 colher de chá de canela em pó

3 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de doce de leite

4 xícaras de creme de leite refrigerado

Preparação

Passo 1

Preaqueça o forno. Trace círculos em 12 pedaços de papel manteiga do tamanho da assadeira que irá usar.

Passo 2

Faça banho-maria, encha uma panela pequena com 2,5 cm de água e leve ao fogo médio.

Passo 3

Coloque ¾ (três quartos) de xícara de mel em uma panela de 2 litros e leve ao fogo alto, deixando ferver. Em seguida, reduza o fogo para médio.

Após cerca de 3 minutos, o mel começará a espumar, mexa com uma colher de pau até soltar fumaça e, após isso, desligue o fogo e adicione água com cuidado.

Após esfriar um pouco, despeje em um copo resistente ao calor, depois coloque em banho-maria preparado para manter o mel líquido.

Passo 4

Encha uma panela média com 5 cm de água e deixe ferver. Misture ¼ (um quarto) xícara de mel queimado com ¾ (três quartos) de xícara de mel normal, com açúcar e manteiga em uma tigela grande de metal e coloque sobre a panela de água (banho maria).

Passo 5

Quebre os ovos em uma tigela pequena e os guarde. Misture o bicarbonato de sódio, e 1 ½ (uma e meia) colher de chá de sal e canela em uma tigela pequena.

Passo 6

Quando a manteiga derreter (passo 4), bata a mistura de mel. Use o dedo para testar a temperatura da mistura, quando estiver morno, adicione os ovos enquanto bate.

Quando a mistura voltar à mesma temperatura, adicione a mistura de canela (passo 5) e continue batendo por mais 30 segundos.

A massa vai começar a espumar, nesse momento, retire a tigela do fogo e deixe esfriar até ficar morna.

Passo 7

Coloque a farinha na mistura, passando por uma peneira de malha fina, mexendo para incorporar a farinha completamente.

A massa deve ficar completamente lisa, para se espalhar mais facilmente quando estiver quente.

Então despeje metade em uma tigela pequena e cubra com filme plástico. Coloque em um local quente, como em cima do forno de preaquecimento.

Passo 8

Coloque um pedaço de papel manteiga com o lado traçado para baixo em uma assadeira e coloque ⅓ (um terço) de xícara de massa.

Use uma espátula para espalhar uniformemente a massa nas bordas.

Faça o seu melhor para obter a camada uniforme e perfeitamente circular. Repita com as camadas restantes, com a massa que for sobrando e as outras folhas de papel manteiga, colocando círculos de massa em uma superfície plana.

A massa será o suficiente para fazer entre 10 e 12 círculos.

Passo 9

Asse o maior número possível de camadas de cada vez, por 6 a 7 minutos, até que o bolo fique com uma cor de caramelo profundo.

Passo 10

Quando cada camada estiver pronta, deslize para fora da assadeira para evitar que assem demais. Se reutilizar as assadeiras enquanto ainda estiverem quentes, reduza o tempo de cozimento para 5 a 6 minutos.

Passo 11

Se alguma massa se espalhar para fora dos círculos traçados enquanto assam, use uma faca afiada para apará-las.

Antes que os bolos esfriem completamente, retire cada um cuidadosamente e deixe esfriar completamente, até as camadas do bolo estiverem frias o suficiente para serem manuseadas.

Passo 12

Quando todas as camadas estiverem assadas, reduza a temperatura do forno e deixe o bolo esfriar por 30 minutos.

Retorne a camada menos atraente para uma assadeira e coloque no forno para torrar até ficar marrom avermelhado, cerca de 15 minutos.

Deixe esfriar e use um processador de alimentos para moer em migalhas finas. Deixe guardado.

Passo 13

Coloque ½ (meia) xícara de mel queimado, doce de leite e 1 colher de chá de sal em uma tigela média. Bata com a mão até ficar homogêneo, depois despeje lentamente ¾ (três quartos) de xícara de creme de leite e misture até ficar homogêneo. Aguarde até esfriar completamente, cerca de 30 minutos.

Passo 14

Despeje 4 xícaras de creme de leite na tigela da batedeira e coloque o acessório de batedor. Bata em velocidade média para picos suaves, cerca de 6 minutos, depois adicione a mistura de mel e bata o glacê em picos médios.

Se a sua batedeira tiver menos de 5 litros, faça a cobertura em 2 lotes.

Passo 15

Monte o bolo em um círculo de mais ou menos 25 centímetros. Coloque uma camada de bolo no centro do círculo e, em seguida, coloque uma xícara cheia de glacê no centro.

Use uma espátula para espalhar o glacê uniformemente.

Coloque a próxima camada em cima da cobertura, centralize-a e continue como acima. Não tenha medo de manusear o bolo para alinhar as camadas enquanto continua empilhando.

Depois de colocar a 10ª camada, espalhe outra xícara escassa de glacê por cima. Use o glacê restante para alisar as laterais do bolo, mas não se preocupe se as bordas de algumas camadas de bolo atravessarem o glacê. Polvilhe o topo e as laterais com as migalhas do bolo.

Passo 16

Deixe na geladeira durante uma noite e sirva gelado. O bolo pode ser feito com até dois dias de antecedência.

E aí? Vai aceitar o desafio de fazer o Medovik em casa? Se achou muito difícil, tente fazer a receita com apenas três camadas e vá incrementando com o tempo. E não deixe de nos contar como se saiu na cozinha, tá bom?


Artigos relacionados
Trufa de chocolate com Mel

Que tal preparar uma sobremesa deliciosa que combina perfeitamente com a Páscoa? Tão simples como um brigadeiro é uma opção diferente para dividir com a família ou aproveitar como uma sobremesa quando aquela vontade de comer um docinho aparecer. Ingredientes: 250g de chocolate meio amargo  120 ml de creme de Leite  ¼ de xícara de […]

Heborá, empresa 100% feminina que enriquece o mercado do mel

Você conhece a Heborá? Um empreendimento 100% feminino que se tornou referência de inovação no universo do mel brasileiro. Assim como o Clube do Mel, a Heborá foi desenvolvida em Ribeirão Preto. A fauna brasileira é conhecida por sua extensão abrigando diversos animais únicos. Dentro da família de espécies que residem em nossas florestas, as […]

Receita de panna cotta de mel e limão

Com tradução livre de “nata cozida”, a panna cotta é uma receita de origem italiana e possui uma base neutra que pode ser servida com diversas combinações, desde geleias a caldas, inclusive com o mel. Conte nos comentários se já experimentou essa delícia. Ingredientes: 2 colheres (chá) de gelatina em pó (10 ml) ou 4 […]

Receita de nogado de Natal com mel

O nogado é uma receita deliciosa que agrada paladares de todas as idades. Experimente fazê-la na sua casa e conte nos comentários o que os seus amigos ou a sua família acharam da receita. Ingredientes: 500 g de farinha 6 ovos médios  500 g de mel 50 ml de azeite Óleo para fritar Modo de […]

Receita de peito de pato com molho de soja, mel e gengibre

Durante a época de festas, experimentar pratos novos deixa ceias e reuniões em família ainda mais especiais. Você já conhecia a receita de pato com molho de soja, mel e gengibre? Teste em sua casa e nos conte o que achou nos comentários. Ingredientes: 2 filés de peito de pato 1 pitada de sal  1 […]

Um pouco sobre a fascinante história do mel

Se você ama o universo das abelhas e quer saber um pouco mais sobre a história do mel, este conteúdo é perfeito para você.

É verdade que o mel faz bem para a saúde?

Saiba um pouco mais sobre as bases científicas para considerar que o mel faz bem para a nossa saúde.

Trufas Escocesas de Chocolate e Mel

O mel é apaixonante e suas possibilidades gastronômicas são notáveis, principalmente na área de confeitaria. Para inovarmos e explorar cada vez mais o mel como protagonista de nossas receitas, procuramos algumas receitas que ainda não estão no nosso imaginário popular, a fim de surpreender e encantar. Confira a receita das Trufas Escocesas de Chocolate e […]

O guia das abelhas brasileiras

­O universo do mel brasileiro é inspirador para os amantes da gastronomia, de produtos naturais e da cultura em geral. São muitas floradas diferentes que proporcionam ótimas variedades de mel, além disso, vivemos em um país continental com regiões de natureza diversificada que produzem cada uma o seu tipo de mel, com identidades marcantes e […]

Saiba o que de fato é própolis

Você pode achar que a própolis é uma invenção da vovó ou uma crendice popular, porém, essa resina produzida pelas abelhas é bastante estudada pela ciência e muito mais tradicional do que você imagina.Civilizações antigas como a egípcia, assíria, chinesa, inca, grega e romana faziam uso medicinal da própolis para prevenir e combater doenças. Os […]

Conheça o mapa da produção de mel no Brasil

A produção de mel do Brasil proporciona uma riqueza cultural inestimável. Confira nossa postagem e saiba quais são as principais regiões que produzem mel em nosso país.

A natureza do mel

O mel é uma paixão nacional, e você sabe o que faz dele algo tão diverso e único? Confira nosso post e fique por dentro de tudo o que está por trás de um mel de qualidade. O universo da apicultura carrega uma riqueza inestimável, fruto da interessante relação das abelhas com a natureza, o […]

Você conhece os tipos de mel do Brasil?

Saiba um pouco mais sobre os principais tipos de mel da apicultura brasileira.

Clube do Mel. Somos especialistas em produtos das abelhas.