Você pode achar que a própolis é uma invenção da vovó ou uma crendice popular, porém, essa resina produzida pelas abelhas é bastante estudada pela ciência e muito mais tradicional do que você imagina.
Civilizações antigas como a egípcia, assíria, chinesa, inca, grega e romana faziam uso medicinal da própolis para prevenir e combater doenças. Os egípcios, gregos e romanos, em específico, faziam uso da resina para tratar feridas, lesões na pele e outras demandas.
Nos séculos XVI e XVII, a própolis esteve presente na farmacologia francesa e inglesa. Em 1908, foi publicado o primeiro artigo científico em relação às suas propriedades químicas. Atualmente, ela é alvo de pesquisas em diversas universidades do Brasil e do mundo.

A própolis ou o própolis?

Pode ser que quando você ouve ou lê o termo “a própolis” sente algum estranhamento, pois talvez sua mente esteja acostumada a ouvir “o própolis”. Mas, afinal, qual a forma correta?
Vamos dizer que os dois, porém, com aplicações diferentes. “A própolis” é utilizada para fazer referência à resina, por isso, usamos o artigo “a”: a resina de própolis.
Mas quando nos referimos ao extrato, usamos artigo “o”: o extrato de própolis. Porém, para ficar mais correto, é preferível usar “a própolis”, pois é relativo ao que de fato a substância é, e não a um produto derivado dela.

Afinal, o que é a própolis?

A própolis é uma resina multifuncional fabricada pelas abelhas, seu principal objetivo é proteger a colmeia, função que acabou batizando a substância, pois “pro polis” é um termo de origem grega que quer dizer: “em defesa da colmeia”.
Para facilitar nosso entendimento, vamos listar algumas funções da própolis para o funcionamento de uma colmeia:

  • Limpeza e saúde das abelhas
  • Controle térmico da colmeia
  • Reparação física de estruturas
  • Proteção contra invasores

Limpeza e saúde das abelhas
A ação antibacteriana da própolis faz muito bem à saúde humana, e na colmeia não é diferente. Ela serve para deixar o ambiente interno limpo e protegido de bactérias, fungos, protozoários e microinsetos.

Controle térmico da colmeia
As variações de temperatura não são benéficas para as abelhas, por isso, a própolis é usada como reguladora térmica, amenizando o efeito das quedas bruscas de temperatura, envolvendo as paredes e funcionando como cobertores.

Reparação física da estrutura
Quando há um dano físico na colmeia, as abelhas usam a própolis como uma espécie de item de construção civil, algo como cimento ou massa corrida, reparando frestas e reconstruindo áreas danificadas.

Proteção contra invasores
Quando um inseto invasor é encontrado na colmeia, a própolis é usada com uma função peculiar. Ao ser abatido, o inimigo é envolvido pela resina em um processo parecido com a mumificação. Isso impede que a deterioração do invasor contamine o ambiente.

Própolis verde

Das variedades de própolis, a verde é uma das mais populares e acessíveis para o consumidor brasileiro. Isso se deve ao fato dela oferecer diversos benefícios à nossa saúde por conta de suas atividades biológicas, sendo elas:

  • Antibacteriana
  • Antifúngica
  • Anti-inflamatória
  • Antioxidante
  • Imunomodulatória
  • Antitumoral
  • Antiulcerogênica

A própolis verde tem essa coloração devido à alta presença de clorofila em sua composição. Ela é obtida a partir do alecrim do campo (Baccharis dracunculifolia), uma planta muito comum na América do Sul, principalmente no Brasil.

Própolis vermelha

A própolis vermelha está muito em alta no momento, está tão valorizada e solicitada no mercado que passou a ser chamada de ouro vermelho. E o que faz com que ela seja considerada uma iguaria tão valiosa?
O principal diferencial dela é a presença de dois isoflavonoides: o medicarpin e o 3-hidroxi-8,9-dimetoxipterocarpan, eles carregam propriedades antitumorais. Além deles, a própolis vermelha carrega várias outras classes de flavonoides, o que proporciona algumas atividades biológicas adicionais às encontradas na própolis verde, como:

  • Anticáries
  • Antiproliferativo

A própolis vermelha é obtida a partir da resina vegetal da planta marmelo-do-mangue (Dalbergia ecastophyllum), muito popular no estado brasileiro de Alagoas, o principal polo nacional de produção dessa variedade de própolis.

Própolis marrom

A própolis marrom brasileira costuma ter diferentes origens e não se trata de um tipo específico de resina, mas, sim, de um grupo de própolis de propriedades semelhantes.
Uma parte desse grupo é proveniente da região Sul do país, principalmente das regiões de araucárias (Araucaria angustifolia), onde a variedade é conhecida como própolis catarinense. Outra parte é associada à mata atlântica, sendo mais recorrente na região Sudeste. A própolis marrom também é extraída de uma espécie de eucalipto (Eucalyptus botryoides) encontrado em Minas Gerais.
O diferencial dessa variedade, em relação à própolis verde, é a variação do espectro de ação e a potência de alguns de seus benefícios. A própolis marrom é mais um exemplo que mostra a diversidade do portfólio de produtos da apicultura brasileira.

O Clube do Mel busca se aprofundar em todo o universo do mel, oferecendo o que há de melhor do mel in natura e variações como própolis, pólen e geleia real. Acompanhe nosso Blog e fique por dentro das novidades do mel brasileiro.


Artigos relacionados
Trufa de chocolate com Mel

Que tal preparar uma sobremesa deliciosa que combina perfeitamente com a Páscoa? Tão simples como um brigadeiro é uma opção diferente para dividir com a família ou aproveitar como uma sobremesa quando aquela vontade de comer um docinho aparecer. Ingredientes: 250g de chocolate meio amargo  120 ml de creme de Leite  ¼ de xícara de […]

Heborá, empresa 100% feminina que enriquece o mercado do mel

Você conhece a Heborá? Um empreendimento 100% feminino que se tornou referência de inovação no universo do mel brasileiro. Assim como o Clube do Mel, a Heborá foi desenvolvida em Ribeirão Preto. A fauna brasileira é conhecida por sua extensão abrigando diversos animais únicos. Dentro da família de espécies que residem em nossas florestas, as […]

Receita de panna cotta de mel e limão

Com tradução livre de “nata cozida”, a panna cotta é uma receita de origem italiana e possui uma base neutra que pode ser servida com diversas combinações, desde geleias a caldas, inclusive com o mel. Conte nos comentários se já experimentou essa delícia. Ingredientes: 2 colheres (chá) de gelatina em pó (10 ml) ou 4 […]

Receita de nogado de Natal com mel

O nogado é uma receita deliciosa que agrada paladares de todas as idades. Experimente fazê-la na sua casa e conte nos comentários o que os seus amigos ou a sua família acharam da receita. Ingredientes: 500 g de farinha 6 ovos médios  500 g de mel 50 ml de azeite Óleo para fritar Modo de […]

Receita de peito de pato com molho de soja, mel e gengibre

Durante a época de festas, experimentar pratos novos deixa ceias e reuniões em família ainda mais especiais. Você já conhecia a receita de pato com molho de soja, mel e gengibre? Teste em sua casa e nos conte o que achou nos comentários. Ingredientes: 2 filés de peito de pato 1 pitada de sal  1 […]

Um pouco sobre a fascinante história do mel

Se você ama o universo das abelhas e quer saber um pouco mais sobre a história do mel, este conteúdo é perfeito para você.

É verdade que o mel faz bem para a saúde?

Saiba um pouco mais sobre as bases científicas para considerar que o mel faz bem para a nossa saúde.

Medovik, o Bolo de Mel mais famoso do mundo

Conheça o Medovik, o bolo de mel que encantou o coração de uma princesa.

Trufas Escocesas de Chocolate e Mel

O mel é apaixonante e suas possibilidades gastronômicas são notáveis, principalmente na área de confeitaria. Para inovarmos e explorar cada vez mais o mel como protagonista de nossas receitas, procuramos algumas receitas que ainda não estão no nosso imaginário popular, a fim de surpreender e encantar. Confira a receita das Trufas Escocesas de Chocolate e […]

O guia das abelhas brasileiras

­O universo do mel brasileiro é inspirador para os amantes da gastronomia, de produtos naturais e da cultura em geral. São muitas floradas diferentes que proporcionam ótimas variedades de mel, além disso, vivemos em um país continental com regiões de natureza diversificada que produzem cada uma o seu tipo de mel, com identidades marcantes e […]

Conheça o mapa da produção de mel no Brasil

A produção de mel do Brasil proporciona uma riqueza cultural inestimável. Confira nossa postagem e saiba quais são as principais regiões que produzem mel em nosso país.

A natureza do mel

O mel é uma paixão nacional, e você sabe o que faz dele algo tão diverso e único? Confira nosso post e fique por dentro de tudo o que está por trás de um mel de qualidade. O universo da apicultura carrega uma riqueza inestimável, fruto da interessante relação das abelhas com a natureza, o […]

Você conhece os tipos de mel do Brasil?

Saiba um pouco mais sobre os principais tipos de mel da apicultura brasileira.

Clube do Mel. Somos especialistas em produtos das abelhas.