Quando o assunto é mel em sobremesas, o pão de mel é um dos doces mais recordados. Seja como aquele docinho pós-almoço, um lanche da tarde ou mesmo o bolo do parabéns, o pão de mel é um coringa para as formigas – ou abelhas – de plantão.

Para esta matéria do Blog do Clube do Mel, selecionamos uma receita de bolo de pão de mel deliciosa e desenvolvida por ninguém menos do que Rita Lobo. Ou seja, sucesso garantido! Vamos colocar a mão na massa?

Massa

Ingredientes

  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de mel (Escolha o seu preferido no Clube do Mel)
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 xícara de chá de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de noz-moscada
  • 1 colher de chá de cravo-da-índia em pó
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • manteiga e farinha de rosca para untar e enfarinhar

Como preparar

1. Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular (ou redonda) com manteiga e polvilhe com farinha de rosca. 

2. Na tigela grande da batedeira, acrescente o açúcar, o mel, a manteiga, os ovos e bata muito bem. 

3. Depois, coloque alternadamente o leite e a farinha de trigo, sem parar de bater. Coloque primeiro 1 xícara (chá) de farinha, em seguida ½ xícara (chá) de leite e assim por diante. Depois da última adição, pare de bater. 

4. Acrescente o bicarbonato e as especiarias e misture delicadamente com uma espátula. 

5. Passe a massa para a assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno já preaquecido. 

6. Deixe assar por 15 minutos em temperatura média. Depois, abaixe o fogo o máximo que puder e deixe assar por mais 20 minutos. 

7. Para ter certeza de que o bolo está assado, faça o teste do palito. Espete o bolo com um palitinho. Se o palito sair sem massa, o bolo está pronto. 

8. Retire o bolo do forno e passe uma faca de ponta redonda nas laterais da assadeira. Deixe esfriar e desenforme (coloque um prato sobre a assadeira e vire de uma vez). 

9. Cubra o bolo com a cobertura de chocolate. (Veja a receita a seguir.)

Cobertura

Ingredientes

  • 200g de chocolate meio amargo picado
  • 2 colheres de sopa de de manteiga

Como preparar

1. Coloque um pouco de água numa panela (cerca de 2 dedos) e leve ao fogo alto. Quando ferver abaixe o fogo. 

2. Numa tigela, junte o chocolate picado e a manteiga e leve para derreter em banho-maria. Para fazer o banho-maria, encaixe a tigela refratária com o chocolate sobre a panela. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. 

3. Mexa bem o chocolate com a manteiga até dissolver completamente, cerca de 4 minutos. Assim que derreter, retire a tigela da panela com cuidado para não se queimar. 

4. Com a ajuda de uma faca de ponta redonda, espalhe o chocolate nas laterais e na superfície do bolo.

Dica

Se você quiser o pão de mel em quadradinhos, use uma assadeira retangular para assá-lo. Corte em quadrados e, para cobri-los, espete um palito em cada pedaço e mergulhe, um a um, no chocolate derretido.

Para isso, triplique a quantidade dos ingredientes da cobertura (600 g de chocolate e 6 colheres de manteiga). Em seguida, coloque os pedaços para secar sobre uma grade, ou sobre uma folha de papel-manteiga.

Pronto! Agora você já pode preparar o bolo de pão de mel da Rita Lobo na sua casa. Não se esqueça de conferir o site do Clube do Mel para escolher o seu mel preferido para esta receita.

Ainda pesquisando uma receita doce com mel? Confira esta receita de rabanada de frutas vermelhas.

Receita disponível no site Panelinha – Receitas que Funcionam.
Créditos da Imagem: Site Panelinha


Artigos relacionados
Trufa de chocolate com Mel

Que tal preparar uma sobremesa deliciosa que combina perfeitamente com a Páscoa? Tão simples como um brigadeiro é uma opção diferente para dividir com a família ou aproveitar como uma sobremesa quando aquela vontade de comer um docinho aparecer. Ingredientes: 250g de chocolate meio amargo  120 ml de creme de Leite  ¼ de xícara de […]

Heborá, empresa 100% feminina que enriquece o mercado do mel

Você conhece a Heborá? Um empreendimento 100% feminino que se tornou referência de inovação no universo do mel brasileiro. Assim como o Clube do Mel, a Heborá foi desenvolvida em Ribeirão Preto. A fauna brasileira é conhecida por sua extensão abrigando diversos animais únicos. Dentro da família de espécies que residem em nossas florestas, as […]

Receita de panna cotta de mel e limão

Com tradução livre de “nata cozida”, a panna cotta é uma receita de origem italiana e possui uma base neutra que pode ser servida com diversas combinações, desde geleias a caldas, inclusive com o mel. Conte nos comentários se já experimentou essa delícia. Ingredientes: 2 colheres (chá) de gelatina em pó (10 ml) ou 4 […]

Receita de nogado de Natal com mel

O nogado é uma receita deliciosa que agrada paladares de todas as idades. Experimente fazê-la na sua casa e conte nos comentários o que os seus amigos ou a sua família acharam da receita. Ingredientes: 500 g de farinha 6 ovos médios  500 g de mel 50 ml de azeite Óleo para fritar Modo de […]

Receita de peito de pato com molho de soja, mel e gengibre

Durante a época de festas, experimentar pratos novos deixa ceias e reuniões em família ainda mais especiais. Você já conhecia a receita de pato com molho de soja, mel e gengibre? Teste em sua casa e nos conte o que achou nos comentários. Ingredientes: 2 filés de peito de pato 1 pitada de sal  1 […]

Um pouco sobre a fascinante história do mel

Se você ama o universo das abelhas e quer saber um pouco mais sobre a história do mel, este conteúdo é perfeito para você.

É verdade que o mel faz bem para a saúde?

Saiba um pouco mais sobre as bases científicas para considerar que o mel faz bem para a nossa saúde.

Medovik, o Bolo de Mel mais famoso do mundo

Conheça o Medovik, o bolo de mel que encantou o coração de uma princesa.

Trufas Escocesas de Chocolate e Mel

O mel é apaixonante e suas possibilidades gastronômicas são notáveis, principalmente na área de confeitaria. Para inovarmos e explorar cada vez mais o mel como protagonista de nossas receitas, procuramos algumas receitas que ainda não estão no nosso imaginário popular, a fim de surpreender e encantar. Confira a receita das Trufas Escocesas de Chocolate e […]

O guia das abelhas brasileiras

­O universo do mel brasileiro é inspirador para os amantes da gastronomia, de produtos naturais e da cultura em geral. São muitas floradas diferentes que proporcionam ótimas variedades de mel, além disso, vivemos em um país continental com regiões de natureza diversificada que produzem cada uma o seu tipo de mel, com identidades marcantes e […]

Saiba o que de fato é própolis

Você pode achar que a própolis é uma invenção da vovó ou uma crendice popular, porém, essa resina produzida pelas abelhas é bastante estudada pela ciência e muito mais tradicional do que você imagina.Civilizações antigas como a egípcia, assíria, chinesa, inca, grega e romana faziam uso medicinal da própolis para prevenir e combater doenças. Os […]

Conheça o mapa da produção de mel no Brasil

A produção de mel do Brasil proporciona uma riqueza cultural inestimável. Confira nossa postagem e saiba quais são as principais regiões que produzem mel em nosso país.

A natureza do mel

O mel é uma paixão nacional, e você sabe o que faz dele algo tão diverso e único? Confira nosso post e fique por dentro de tudo o que está por trás de um mel de qualidade. O universo da apicultura carrega uma riqueza inestimável, fruto da interessante relação das abelhas com a natureza, o […]

Você conhece os tipos de mel do Brasil?

Saiba um pouco mais sobre os principais tipos de mel da apicultura brasileira.

Clube do Mel. Somos especialistas em produtos das abelhas.