Tudo o que você precisa saber para fortalecer o seu sistema imunológico de maneira natural

Neste artigo, procuramos trazer algumas alternativas naturais para aqueles que buscam vencer a baixa imunidade. No entanto, antes de começarmos, é preciso responder à pergunta primordial: o que é baixa imunidade?

O corpo humano é composto por órgãos, tecidos, moléculas e células. Quando algum micro-organismo invasor ou agente infeccioso como bactérias, fungos ou vírus o atacam, o sistema imunológico entra em ação a favor da defesa de nossa saúde. No entanto, se a nossa imunidade está abalada pela falta de vitaminas e micronutrientes essenciais, podemos ser acometidos por uma doença.

Quer algumas dicas de como fortalecer o seu sistema imunológico? Listamos alguns passos simples que você deve seguir de forma rotineira para uma vida e saúde em equilíbrio.

Conheça alguns dos sintomas da baixa imunidade

Muitas vezes, os indicadores de que nossa saúde imunológica está em baixa não recebem a devida importância. Você já parou para analisar como está o seu sono, por exemplo? Sente-se cansado fisicamente ou mentalmente com certa regularidade? Fique atento aos sinais! Abaixo, listamos alguns sintomas mais recorrentes:

  1. Queda intensa de cabelos;
  2. Resfriados frequentes;
  3. Cansaço físico e mental mesmo depois de um repouso;
  4. Infecções e inflamações como otites, amigdalites e herpes;
  5. Manchas vermelhas;
  6. Febre e calafrios frequentes;
  7. Fraqueza;
  8. Abscessos.
Como aumentar a imunidade de forma natural?

Para desenvolver hábitos melhores com o objetivo de elevar a imunidade, é necessário entender três fatos importantes: em primeiro lugar, saiba que a mudança envolve um conjunto de ações com práticas mais saudáveis, como a de exercícios. Segundo: os resultados apenas serão permanentes se você fizer deste novo estilo algo constante em sua rotina e, por último, mas não menos importante, é, além de alimentar-se bem, conhecer a procedência dos alimentos que você consome.

Da mesma forma, sempre reforçamos a importância de ter um profissional da saúde na orientação e assistência de qualquer alteração que você esteja disposto a fazer e, neste caso, não é diferente. Sendo assim, você terá um cenário propício e seguro rumo ao bem-estar e, consequentemente, saúde melhor.

Pequenas atitudes transformam a sua relação com os alimentos

Agora que já abordamos alguns dos pilares mais importantes no contexto de novos hábitos, vamos falar sobre a relação com os alimentos. Você acredita que se alimenta bem? Conhece a procedência dos alimentos que consome? Sabe dizer, por exemplo, se eles são livres de agrotóxicos?

Pois é. Comer bem não limita-se apenas a incluir mais vegetais, folhas e frutos no cardápio.  Significa igualmente conhecer a fundo a produção e o frescor daquilo que vai para a sua mesa. Até chegar à sua casa, muitos dos alimentos perdem suas características originais devido a uma série de fatores, entre os quais estão: a forma de armazenamento, o tempo de trajeto da colheita até as gôndolas e, sobretudo, o uso de agrotóxicos. Por esse motivo, prefira sempre os vegetais e frutas frescas, dê preferência às pequenas hortas de sua comunidade e apoie os pequenos produtores de sua região.

Algumas dicas para escolhas inteligentes

Está com dificuldades para repensar o consumo de alguns produtos? Que tal começar dando atenção para produtos ingeridos diariamente como os refinados e óleos?

Busque substituir o sal refinado por sal integral marinho, grosso ou, até mesmo, o sal rosa do Himalaia certificado. O mesmo vale para o açúcar, que pode ser substituído pelo mascavo, demerara e, sobretudo, o mel – que além de adocicar, é uma fonte rica de vitaminas do complexo B, C, D e E, além de minerais como: potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto e cobre.

Outra dica é referente ao tipo de óleo. Sempre que possível, escolha um óleo de melhor qualidade como o azeite extra virgem e óleos vegetais como o de coco, sem sabor. Algumas trocas simples certamente trarão resultados altamente vantajosos!

Alguns produtos reguladores da imunidade

Agora que já identificamos algumas causas e sintomas da baixa imunidade, assim como sugerimos algumas reflexões sobre o consumo de alimentos e substituições que podem oferecer grandes benefícios à saúde, você vai conhecer alguns produtos naturais, essenciais para aumentar e regular o nosso sistema imunológico, além, é claro, de suas propriedades.

Própolis: existem inúmeros estudos que comprovam as ações terapêuticas da própolis; entre as mais abordadas estão: imunoestimulante, anti-inflamatória, anticancerígena, antioxidante e antibiótica. Além disso, ela possui inúmeros ingredientes ativos responsáveis pela defesa do nosso organismo, contém as principais vitaminas que nosso corpo necessita e cerca de 60 minerais, entre os quais podemos citar: zinco, cálcio, ferro e potássio.

Se você tem dúvidas de como tomar própolis ou sobre os tipos existentes, confira o artigo em que falamos sobre o assunto, clicando aqui.

Geleia real: entre alguns sintomas da baixa imunidade está a queda de cabelos. Nesse sentido, podemos citar a geleia real como coadjuvante também neste sentido, já que estudos comprovam seus benefícios para o cabelos quebradiços e ressecados. Como resultado, ela é utilizada com frequência em produtos de cuidados pessoais como cremes, shampoos e condicionadores à base de lipídeos.

Entre outros atributos, a geleia real reduz o estresse, diminui o cansaço físico e mental e é fonte de proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais. Aqui no blog, já falamos da geleia real como um dos superalimentos mais completos que existem. Leia a matéria completa clicando aqui.

Mais que uma fórmula mágica, cuidar da saúde requer uma série de comportamentos que valem a pena a médio e longo prazo. E você, está pensando em mudar alguma atitude da sua rotina? Escreva pra gente nos comentários.


Artigos relacionados
Trufa de chocolate com Mel

Que tal preparar uma sobremesa deliciosa que combina perfeitamente com a Páscoa? Tão simples como um brigadeiro é uma opção diferente para dividir com a família ou aproveitar como uma sobremesa quando aquela vontade de comer um docinho aparecer. Ingredientes: 250g de chocolate meio amargo  120 ml de creme de Leite  ¼ de xícara de […]

Heborá, empresa 100% feminina que enriquece o mercado do mel

Você conhece a Heborá? Um empreendimento 100% feminino que se tornou referência de inovação no universo do mel brasileiro. Assim como o Clube do Mel, a Heborá foi desenvolvida em Ribeirão Preto. A fauna brasileira é conhecida por sua extensão abrigando diversos animais únicos. Dentro da família de espécies que residem em nossas florestas, as […]

Receita de panna cotta de mel e limão

Com tradução livre de “nata cozida”, a panna cotta é uma receita de origem italiana e possui uma base neutra que pode ser servida com diversas combinações, desde geleias a caldas, inclusive com o mel. Conte nos comentários se já experimentou essa delícia. Ingredientes: 2 colheres (chá) de gelatina em pó (10 ml) ou 4 […]

Receita de nogado de Natal com mel

O nogado é uma receita deliciosa que agrada paladares de todas as idades. Experimente fazê-la na sua casa e conte nos comentários o que os seus amigos ou a sua família acharam da receita. Ingredientes: 500 g de farinha 6 ovos médios  500 g de mel 50 ml de azeite Óleo para fritar Modo de […]

Receita de peito de pato com molho de soja, mel e gengibre

Durante a época de festas, experimentar pratos novos deixa ceias e reuniões em família ainda mais especiais. Você já conhecia a receita de pato com molho de soja, mel e gengibre? Teste em sua casa e nos conte o que achou nos comentários. Ingredientes: 2 filés de peito de pato 1 pitada de sal  1 […]

Um pouco sobre a fascinante história do mel

Se você ama o universo das abelhas e quer saber um pouco mais sobre a história do mel, este conteúdo é perfeito para você.

É verdade que o mel faz bem para a saúde?

Saiba um pouco mais sobre as bases científicas para considerar que o mel faz bem para a nossa saúde.

Medovik, o Bolo de Mel mais famoso do mundo

Conheça o Medovik, o bolo de mel que encantou o coração de uma princesa.

Trufas Escocesas de Chocolate e Mel

O mel é apaixonante e suas possibilidades gastronômicas são notáveis, principalmente na área de confeitaria. Para inovarmos e explorar cada vez mais o mel como protagonista de nossas receitas, procuramos algumas receitas que ainda não estão no nosso imaginário popular, a fim de surpreender e encantar. Confira a receita das Trufas Escocesas de Chocolate e […]

O guia das abelhas brasileiras

­O universo do mel brasileiro é inspirador para os amantes da gastronomia, de produtos naturais e da cultura em geral. São muitas floradas diferentes que proporcionam ótimas variedades de mel, além disso, vivemos em um país continental com regiões de natureza diversificada que produzem cada uma o seu tipo de mel, com identidades marcantes e […]

Saiba o que de fato é própolis

Você pode achar que a própolis é uma invenção da vovó ou uma crendice popular, porém, essa resina produzida pelas abelhas é bastante estudada pela ciência e muito mais tradicional do que você imagina.Civilizações antigas como a egípcia, assíria, chinesa, inca, grega e romana faziam uso medicinal da própolis para prevenir e combater doenças. Os […]

Conheça o mapa da produção de mel no Brasil

A produção de mel do Brasil proporciona uma riqueza cultural inestimável. Confira nossa postagem e saiba quais são as principais regiões que produzem mel em nosso país.

A natureza do mel

O mel é uma paixão nacional, e você sabe o que faz dele algo tão diverso e único? Confira nosso post e fique por dentro de tudo o que está por trás de um mel de qualidade. O universo da apicultura carrega uma riqueza inestimável, fruto da interessante relação das abelhas com a natureza, o […]

Você conhece os tipos de mel do Brasil?

Saiba um pouco mais sobre os principais tipos de mel da apicultura brasileira.

Clube do Mel. Somos especialistas em produtos das abelhas.