Para ser comercializada como nós conhecemos, essa substância resinosa que é a própolis, produzida pelas abelhas, é coletada pelos humanos, limpa e triturada, dando origem aos extratos em suas várias formas como: pura e líquida, em cápsulas, sprays, cremes, entre outros. No artigo de hoje vamos falar sobre os tipos de própolis existentes, assim como a finalidade de cada uma e como encontrá-las. Mas, antes de tudo, você sabe como o nome “própolis” surgiu e os primeiros relatos sobre seu uso pelos povos?

Há séculos a humanidade se debruça encantada sobre civilizações antigas, como a grega, por exemplo. É do mesmo berço de filósofos como Aristóteles e Platão que tem origem o nome da própolis: [“pro” = em prol, em favor de, em defesa de] + [“polis” = cidade]. Em outras palavras: em prol da cidade, neste caso, da colmeia.

Ainda que apenas como curiosidade, vale lembrar que a apicultura foi representada em artes do Egito Antigo cerca de 4.500 a.C. Fatos que comprovam os benefícios milenares dos produtos das abelhas, entre os quais está a própolis, esta resina produzida e utilizada nas colmeias pelas pequenas polinizadoras com o objetivo de impedir a invasão de bactérias, fungos e vírus, assim como para embalsamar insetos inimigos.

Há um fato ainda mais interessante sobre a própolis: as características da vegetação, de clima e da estação determinam os diferentes tipos existentes. Hoje vamos falar sobre as variedades mais comuns no Brasil: a própolis verde, a própolis marrom e a vermelha, e pra que servem.

O que é e pra que serve a própolis verde?

Encontrada, sobretudo, em algumas regiões de Minas Gerais, leste de São Paulo e norte do Paraná, a própolis verde está entre os principais tipos conhecidos e é considerada a melhor do mundo. A substância, porém, é resultado da produção de abelhas africanizadas que têm como fonte a espécie de planta conhecida como alecrim-do-campo ou vassourinha-do-campo.

Entre os principais benefícios da própolis verde destacamos:

  1. Ações antitumorais;
  2. Poderosa anti-inflamatória;
  3. Atividades antimicrobianas;
  4. É uma hepatoprotetora;
  5. Ótima reguladora do sistema imunológico;
  6. Possui funções antioxiodantes.

Além disso, é importante dizer que a própolis verde atua como antiviral e cicatrizante, podendo ser aliada aos tratamentos de: inflamações de garganta, rinite, sinusite, gengivite, aftas, gripes, resfriados e problemas respiratórios, para citar alguns.

Própolis verde: como tomar e onde encontrar?

Atualmente, a própolis verde pode ser encontrada nas seguintes versões:

Própolis verde orgânico em gotas – extrato líquido, com álcool ou a opção aquosa sem álcool, que pode ser ingerida pura ou diluída na água, sucos ou chás. Com a recomendação diária máxima de 30 gotas.

Própolis verde em cápsulas – práticas e sem nenhum sabor presente. Recomenda-se a ingestão de 1 ou 2 cápsulas ao dia, podendo ser ingeridas a qualquer hora.

Própolis verde em spray – nessa versão os sabores são mais agradáveis e se diversificam de acordo com outros produtos naturais aliados, entre os quais destacamos:

Além dessas acima, no site do Clube do Mel você encontra opções mais acentuadas e fortes, clicando aqui.

Conheça a própolis marrom e suas propriedades

Originária das regiões sul e sudeste do Brasil, a própolis marrom possui uma tonalidade mais próxima à variedade europeia. No entanto, sua coloração se dá pelo processo de oxidação causado pela exposição solar, o que leva a índices menores de compostos minerais e vitamínicos quando comparados à verde e à vermelha. Ainda assim, entre os benefícios da própolis marrom estão: cicatrizante, antibacteriana, antioxidante, antifúngica e antiviral.

Quando e como tomar a própolis marrom?

Diante das suas funções, a própolis marrom pode ser consumida diariamente para um efeito prolongado e de maior bem-estar, evitando gripes, resfriados e acelerando a melhora em tratamentos como cortes. Além disso, ela é uma das aliadas quando o assunto é uma aparência mais jovem, devido as suas propriedades antioxidantes.

A quantidade recomendada da própolis marrom é de, no máximo, 30 gotinhas ao dia, podendo ser ingerida pura ou diluída em líquidos como por exemplo: água, bebidas sem álcool (sucos e chás) e iogurtes.

Própolis vermelha: de onde vem e quais suas finalidades?

Oriunda dos manguezais da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, a própolis vermelha tem sido constante objeto de estudos graças à sua grande concentração de compostos antibacterianos e anticancerígenos. Alguns resultados apontam os benefícios fito-hormonais da própolis vermelha, ou seja, ela possui atividades muito semelhantes às dos hormônios e, igualmente, pode ser utilizada no tratamento de doenças do fígado.

Agora que você já sabe tudo sobre os principais tipos de própolis, saiba como como aumentar a sua imunidade inserindo-a em sua rotina. Confira um artigo especial que preparamos sobre o assunto.

Fontes:
Daugsch, Andreas – A própolis vermelha do nordeste do Brasil e suas características químicas e biológicas / Andreas Daugsch. – Campinas, SP [s.n.], 2007.

OLIVEIRA, LAÍS ARYEL ANDRADE DE. POTENCIAL ANTIMICROBIANO DOS EXTRATOS DE PRÓPOLIS (Verde, Vermelha e Marrom)/ LAÍS ARYEL ANDRADE DE OLIVEIRA. – 2019.


Artigos relacionados
Trufa de chocolate com Mel

Que tal preparar uma sobremesa deliciosa que combina perfeitamente com a Páscoa? Tão simples como um brigadeiro é uma opção diferente para dividir com a família ou aproveitar como uma sobremesa quando aquela vontade de comer um docinho aparecer. Ingredientes: 250g de chocolate meio amargo  120 ml de creme de Leite  ¼ de xícara de […]

Heborá, empresa 100% feminina que enriquece o mercado do mel

Você conhece a Heborá? Um empreendimento 100% feminino que se tornou referência de inovação no universo do mel brasileiro. Assim como o Clube do Mel, a Heborá foi desenvolvida em Ribeirão Preto. A fauna brasileira é conhecida por sua extensão abrigando diversos animais únicos. Dentro da família de espécies que residem em nossas florestas, as […]

Receita de panna cotta de mel e limão

Com tradução livre de “nata cozida”, a panna cotta é uma receita de origem italiana e possui uma base neutra que pode ser servida com diversas combinações, desde geleias a caldas, inclusive com o mel. Conte nos comentários se já experimentou essa delícia. Ingredientes: 2 colheres (chá) de gelatina em pó (10 ml) ou 4 […]

Receita de nogado de Natal com mel

O nogado é uma receita deliciosa que agrada paladares de todas as idades. Experimente fazê-la na sua casa e conte nos comentários o que os seus amigos ou a sua família acharam da receita. Ingredientes: 500 g de farinha 6 ovos médios  500 g de mel 50 ml de azeite Óleo para fritar Modo de […]

Receita de peito de pato com molho de soja, mel e gengibre

Durante a época de festas, experimentar pratos novos deixa ceias e reuniões em família ainda mais especiais. Você já conhecia a receita de pato com molho de soja, mel e gengibre? Teste em sua casa e nos conte o que achou nos comentários. Ingredientes: 2 filés de peito de pato 1 pitada de sal  1 […]

Um pouco sobre a fascinante história do mel

Se você ama o universo das abelhas e quer saber um pouco mais sobre a história do mel, este conteúdo é perfeito para você.

É verdade que o mel faz bem para a saúde?

Saiba um pouco mais sobre as bases científicas para considerar que o mel faz bem para a nossa saúde.

Medovik, o Bolo de Mel mais famoso do mundo

Conheça o Medovik, o bolo de mel que encantou o coração de uma princesa.

Trufas Escocesas de Chocolate e Mel

O mel é apaixonante e suas possibilidades gastronômicas são notáveis, principalmente na área de confeitaria. Para inovarmos e explorar cada vez mais o mel como protagonista de nossas receitas, procuramos algumas receitas que ainda não estão no nosso imaginário popular, a fim de surpreender e encantar. Confira a receita das Trufas Escocesas de Chocolate e […]

O guia das abelhas brasileiras

­O universo do mel brasileiro é inspirador para os amantes da gastronomia, de produtos naturais e da cultura em geral. São muitas floradas diferentes que proporcionam ótimas variedades de mel, além disso, vivemos em um país continental com regiões de natureza diversificada que produzem cada uma o seu tipo de mel, com identidades marcantes e […]

Saiba o que de fato é própolis

Você pode achar que a própolis é uma invenção da vovó ou uma crendice popular, porém, essa resina produzida pelas abelhas é bastante estudada pela ciência e muito mais tradicional do que você imagina.Civilizações antigas como a egípcia, assíria, chinesa, inca, grega e romana faziam uso medicinal da própolis para prevenir e combater doenças. Os […]

Conheça o mapa da produção de mel no Brasil

A produção de mel do Brasil proporciona uma riqueza cultural inestimável. Confira nossa postagem e saiba quais são as principais regiões que produzem mel em nosso país.

A natureza do mel

O mel é uma paixão nacional, e você sabe o que faz dele algo tão diverso e único? Confira nosso post e fique por dentro de tudo o que está por trás de um mel de qualidade. O universo da apicultura carrega uma riqueza inestimável, fruto da interessante relação das abelhas com a natureza, o […]

Você conhece os tipos de mel do Brasil?

Saiba um pouco mais sobre os principais tipos de mel da apicultura brasileira.

Clube do Mel. Somos especialistas em produtos das abelhas.