Selecionamos quatro receitas fáceis para você preparar sua Festa Junina.

O mês de junho traz um sabor muito especial aos brasileiros: o de Festa Junina. O evento, que acontece durante o mês inteiro, terá um novo formato este ano frente à pandemia, no entanto, não impede as celebrações familiares e, até mesmo, virtuais.

Por isso, hoje compartilhamos algumas receitas juninas com mel! Vale colocar a mão na massa, mudar a rotina com o pessoal de casa, vale traje caipira e bandeirinhas. Confira o passo a passo.

Pipoca doce com mel de flor-de-laranjeira e limão-siciliano

Você vai precisar de:

  • ½ xícara (chá) de milho para pipoca
  • ½ colher (sopa) de óleo
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de mel de flor-de-laranjeira
  • Raspas de 1 limão-siciliano
  • ½ colher (sopa) de caldo de limão-siciliano

Como preparar:

Numa panela grande, coloque o óleo e o milho de pipoca. Misture, tampe e, em seguida, leve ao fogo médio para estourar. Mexa a panela de vez em quando, segurando no cabo e na tampa fechada – assim os grãos estouram por igual e não queimam.

Assim que o intervalo entre um estouro e outro for maior do que 2 segundos, desligue o fogo e transfira a pipoca para uma vasilha.

Logo após, numa panela pequena, coloque a manteiga, o mel e o caldo de limão. Leve ao fogo baixo e mexa com uma espátula até que a manteiga e o mel derretam. Logo após, despeje a manteiga temperada sobre a pipoca, junte as raspas de limão e mexa bem para misturar. Sirva a seguir.

Vinho quente de cidra com xarope de mel silvestre e especiarias

Ingredientes:

  • 1 unidade de vinho
  • 1 unidade de laranja-baía
  • 60 g de gengibre cristalizado
  • 50 g de canela em pau
  • 2 g de cravo
  • 1 g de cardamomo
  • 50 ml de mel silvestre
  • 75 g de açúcar (15 sachês)
  • 5 g de canela em pó
  • 50 g de maça desidratada

Modo de preparo:

Para começar, com um descascador de legumes, retire o zest da laranja (casca = somente a parte amarela) e corte em tiras fininhas. Em segundo lugar, corte a laranja em rodelas e, por último, divida cada rodela em 4 partes, fazendo o formato de um triângulo.

Para fazer o xarope, coloque uma panela média em fogo médio com 5 envelopes de açúcar e 100 ml de água. Assim que começar a borbulhar, coloque o fogo no mínimo, adicione o mel, o cardamomo, o cravo, ⅔ da canela em pau e o zest de laranja cortado finamente. Deixe 1 minuto.

Em seguida, adicione o vinho e deixe toda a mistura borbulhar levemente, por uns 4 minutos.

Logo após, adicione as maçãs desidratadas e deixe ferver por mais 10 minutos.

Pegue um pedaço da laranja cortada e passe a parte dos gomos na borda de uma caneca de vidro ou porcelana.

Coloque 2 saches de açúcar num prato e misture com a canela em pó, em seguida, encoste a borda cuidadosamente na mistura de açúcar com canela e reserve. Deligue o fogo, coe com uma peneira de ferro ou com auxílio de um garfo. Decore a taça com um pouco de gomos de laranja (cortados inicialmente) e o restante da canela em pau, se achar necessário.

Quentão de mel

Separe os seguintes ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 e ½ xícara (chá) de água
  • 1 pedaço de 4cm de gengibre picado
  • ½ xícara (chá) de mel
  • Casca de 1 laranja (sem a parte branca)
  • 4 cravos-da-índia
  • 1 canela em pau
  • 1 garrafa de cachaça (700ml)

Confira o modo de preparo:

Despeje o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até obter um caramelo dourado.

Logo após, acrescente a água, o gengibre, o mel, a casca de laranja, o cravo e a canela. Mexa até o açúcar dissolver e cozinhe por 5 minutos.

Posteriormente, acrescente a cachaça com cuidado, de preferência fora do fogo, e cozinhe em fogo baixo por 2 minutos.

Por fim, sirva, se desejar, decorado com canela em pau.

Canjica com raspas de laranja e mel

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de canjica
  • 1 litro de água
  • 1 garrafa de leite de coco (200 ml)
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 3 cravos-da-índia
  • 2 ramas de canela
  • Raspas de 1 laranja-baía
  • Mel a gosto para servir
  • Amendoim torrado sem pele e sem sal a gosto

Modo de preparo:

Primeiramente, numa tigela grande, coloque a canjica e regue com a água. Em seguida, cubra com filme (ou um prato) e leve para a geladeira. Deixe de molho por 12 horas.

Passado o tempo do molho, transfira a canjica com a água para a panela de pressão. Junte o leite de coco, o açúcar, o cravo, a canela e misture. Tampe a panela e leve ao fogo médio para cozinhar. Logo que começar a apitar, diminua o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos.

Enquanto a canjica cozinha, pique grosseiramente o amendoim e faça raspas da laranja – cuidado para não extrair a parte branca da casca, pois pode amargar a receita.

Logo após os 25 minutos de cozimento, desligue o fogo e espere toda a pressão sair antes de abrir a panela (se quiser acelerar o processo, levante a válvula com um garfo, mas saiba que isso diminui o tempo de vida útil da panela). Posteriormente, leve a panela sem a tampa de volta ao fogo baixo e deixe cozinhar por mais 10 minutos ou até engrossar o caldo.

Por fim, desligue o fogo e transfira a canjica para uma tigela. Sirva a seguir com as raspas de laranja, mel e o amendoim picado.

Se você é fã de preparos em que se pode agregar os produtos das abelhas, clique aqui e confira o artigo que fizemos com 4 shots com própolis para equilibrar seu sistema imunológico. Além disso, aproveite para conhecer o que é e como utilizar o mel de terroir, acessando aqui.

Fontes:
Site Cheftime
Site Guia de Cozinha
Site Panelinha


Artigos relacionados
Trufa de chocolate com Mel

Que tal preparar uma sobremesa deliciosa que combina perfeitamente com a Páscoa? Tão simples como um brigadeiro é uma opção diferente para dividir com a família ou aproveitar como uma sobremesa quando aquela vontade de comer um docinho aparecer. Ingredientes: 250g de chocolate meio amargo  120 ml de creme de Leite  ¼ de xícara de […]

Heborá, empresa 100% feminina que enriquece o mercado do mel

Você conhece a Heborá? Um empreendimento 100% feminino que se tornou referência de inovação no universo do mel brasileiro. Assim como o Clube do Mel, a Heborá foi desenvolvida em Ribeirão Preto. A fauna brasileira é conhecida por sua extensão abrigando diversos animais únicos. Dentro da família de espécies que residem em nossas florestas, as […]

Receita de panna cotta de mel e limão

Com tradução livre de “nata cozida”, a panna cotta é uma receita de origem italiana e possui uma base neutra que pode ser servida com diversas combinações, desde geleias a caldas, inclusive com o mel. Conte nos comentários se já experimentou essa delícia. Ingredientes: 2 colheres (chá) de gelatina em pó (10 ml) ou 4 […]

Receita de nogado de Natal com mel

O nogado é uma receita deliciosa que agrada paladares de todas as idades. Experimente fazê-la na sua casa e conte nos comentários o que os seus amigos ou a sua família acharam da receita. Ingredientes: 500 g de farinha 6 ovos médios  500 g de mel 50 ml de azeite Óleo para fritar Modo de […]

Receita de peito de pato com molho de soja, mel e gengibre

Durante a época de festas, experimentar pratos novos deixa ceias e reuniões em família ainda mais especiais. Você já conhecia a receita de pato com molho de soja, mel e gengibre? Teste em sua casa e nos conte o que achou nos comentários. Ingredientes: 2 filés de peito de pato 1 pitada de sal  1 […]

Um pouco sobre a fascinante história do mel

Se você ama o universo das abelhas e quer saber um pouco mais sobre a história do mel, este conteúdo é perfeito para você.

É verdade que o mel faz bem para a saúde?

Saiba um pouco mais sobre as bases científicas para considerar que o mel faz bem para a nossa saúde.

Medovik, o Bolo de Mel mais famoso do mundo

Conheça o Medovik, o bolo de mel que encantou o coração de uma princesa.

Trufas Escocesas de Chocolate e Mel

O mel é apaixonante e suas possibilidades gastronômicas são notáveis, principalmente na área de confeitaria. Para inovarmos e explorar cada vez mais o mel como protagonista de nossas receitas, procuramos algumas receitas que ainda não estão no nosso imaginário popular, a fim de surpreender e encantar. Confira a receita das Trufas Escocesas de Chocolate e […]

O guia das abelhas brasileiras

­O universo do mel brasileiro é inspirador para os amantes da gastronomia, de produtos naturais e da cultura em geral. São muitas floradas diferentes que proporcionam ótimas variedades de mel, além disso, vivemos em um país continental com regiões de natureza diversificada que produzem cada uma o seu tipo de mel, com identidades marcantes e […]

Saiba o que de fato é própolis

Você pode achar que a própolis é uma invenção da vovó ou uma crendice popular, porém, essa resina produzida pelas abelhas é bastante estudada pela ciência e muito mais tradicional do que você imagina.Civilizações antigas como a egípcia, assíria, chinesa, inca, grega e romana faziam uso medicinal da própolis para prevenir e combater doenças. Os […]

Conheça o mapa da produção de mel no Brasil

A produção de mel do Brasil proporciona uma riqueza cultural inestimável. Confira nossa postagem e saiba quais são as principais regiões que produzem mel em nosso país.

A natureza do mel

O mel é uma paixão nacional, e você sabe o que faz dele algo tão diverso e único? Confira nosso post e fique por dentro de tudo o que está por trás de um mel de qualidade. O universo da apicultura carrega uma riqueza inestimável, fruto da interessante relação das abelhas com a natureza, o […]

Você conhece os tipos de mel do Brasil?

Saiba um pouco mais sobre os principais tipos de mel da apicultura brasileira.

Clube do Mel. Somos especialistas em produtos das abelhas.