Um guia simples e possível para você conquistar uma vida mais saudável
Eles possuem tudo o que nossa saúde mental e física necessitam, e o melhor, de forma natural. Os superalimentos, como são chamados, dispensam qualquer tipo de processamento e unem os principais nutrientes que o corpo necessita. Além disso, os superalimentos são capazes de trazer resultados positivos quando aliados ao tratamento de doenças crônicas.
Se você está em busca de uma alimentação ainda mais equilibrada que possa fornecer as vitaminas e minerais essenciais para a sua saúde ou quer conquistar um bem-estar maior, saiba que a resposta para isso está nos ingredientes da sua cozinha. Pensando nisso, unimos neste artigo algumas das principais propriedades nutritivas das quais nosso corpo necessita e em quais superalimentos você pode encontrá-las.
Antioxidantes versus envelhecimento
Quando o assunto é o envelhecimento, a primeira coisa que vem à mente das pessoas é a pele. No entanto, nosso corpo consiste em um complexo sistema de órgãos internos que também envelhecem com o passar dos anos. A luta contra o tempo é humanamente impossível, mas é viável conquistar um aspecto mais jovem por dentro e por fora, fazendo boas escolhas na hora da alimentação.
É neste ponto que podemos abordar a importância dos antioxidantes, isso porque eles são os responsáveis pelo rejuvenescimento das células, combatendo os radicais livres que, quando estão em excesso no organismo, causam a oxidação e morte celular precoce.
Superalimentos ricos em antioxidantes
O bordão “a natureza é perfeita” certamente cabe como uma luva quando falamos sobre as deficiências do nosso organismo e as alternativas naturais para repô-las ou turbiná-las, com o objetivo de uma vida mais saudável.
No campo dos antioxidantes, listamos alguns dos alimentos que concentram a substância e são de fácil acesso como: laranja, abacate, nozes, cenoura, tomate, cacau e mel – este último atua também como antibacteriano e desintoxicante. Além disso, o mel auxilia na circulação sanguínea e é um excelente protetor da pele.
Os anti-inflamatórios da natureza
Os alimentos anti-inflamatórios impedem a produção de substâncias que causam a inflamação em nosso corpo. Eles atuam de maneira natural, fortalecendo o nosso sistema imunológico.
Quando você lesiona alguma parte do corpo ou possui uma inflamação como a de garganta, por exemplo, imediatamente se lembra dos medicamentos anti-inflamatórios, não é mesmo? Mas é possível associar ao seu tratamento médico um combo natural através de refeições, com o objetivo de acelerar a recuperação.
No campo dos anti-inflamatórios naturais, é comum ouvirmos sobre as propriedades do ômega-3, encontrado em alguns alimentos como: salmão, chia e linhaça, para citar alguns. Mas, infelizmente, essas opções não são tão comuns nas refeições de todos os brasileiros.
Alguns superalimentos com efeito anti-inflamatório
Vale lembrar que o consumo de alimentos que possuem ação anti-inflamatória não invalidam a necessidade de medicamentos por recomendação médica, porém como dissemos anteriormente, eles podem impulsionar a sua melhoria.
Selecionamos algumas alternativas ao ômega-3 como: o consumo regular de canela, alecrim, gengibre, cebola, romã, brócolis e própolis. Lembrando que a própolis não só tem efeitos anti-inflamatórios, como também é considerada um antibiótico natural, sendo capaz de aliviar dores e infeção de garganta.
Energia que vem das fibras
As fibras são comumente associadas à regulação intestinal, mas seus poderes não se limitam apenas a isso. São as fibras as responsáveis pela absorção de forma lenta e gradual da glicose presente nos alimentos, evitando um pico de açúcar no sangue.
Entre os benefícios do consumo de fibras estão:
- Prevenção contra hipertensão arterial;
- Aumento de bactérias do bem, essenciais para o intestino;
- Controle glicêmico;
- Controle do peso;
- Diminuição dos níveis de colesterol.
Quais os superalimentos ricos em fibra mais indicados para o consumo?
Como as fibras atuam no emagrecimento e reduzem os níveis do colesterol ruim, pinta a dúvida sobre quais os melhores alimentos consumir. Aqui no blog, acima de tudo, pontuamos o equilíbrio como a chave para todas as coisas que fazemos e, com a alimentação, não pode ser diferente.
Entre os alimentos mais populares, podemos citar como boas fontes de fibras: maçã, beterraba, mandioca, milho, feijão e polén apícola desidratado, que possui fibras vegetais. O polén, portanto, possui proteínas, aminoácidos, vitaminas, minerais, enzimas, óleos essenciais, além de ser o único alimento que contém todos os aminoácidos disponíveis na natureza.
Dica de ouro: um dos mais completos superalimentos
Ela é usada para alimentar e trazer longevidade à abelha-rainha. Seu poder é tamanho que proporciona uma vida de cerca de cinco anos à soberana, enquanto as abelhas operárias vivem por volta de 45 dias.
Se você pensou em geleia real, acertou! Ela é considerada um dos superalimentos mais nutritivos existentes na natureza.
No Clube do Mel, você encontra a geleia real natural liofilizada em cápsulas, rica em mais de 100 substâncias entre vitaminas, sais minerais e aminoácidos. Ela é obtida de forma inédita, a uma temperatura de -25°C, mantendo, dessa forma, a sua estabilidade e valor biológico.
Entre outras propriedades, a geleia real é considerada um suplemento alimentar e pode ser associada no combate da baixa imunidade, já que atua protegendo o organismo contra radicais livres.
Leia também o artigo que preparamos sobre como tomar a geleia real e incluí-la em sua rotina, clicando aqui.
Fontes:
Site USP REMA – Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas
Blog do Marcio Atalla
Site Apis Flora