Com a crescente procura por produtos naturais, o consumo da própolis verde está se tornando cada vez mais comum. Mas o que nem todo mundo sabe é que este poderoso antioxidante só pode ser encontrado em solo brasileiro graças à planta conhecida como alecrim do campo (Baccharis dracunculifolia), cultivada nos estados de Minas Gerais e São Paulo.
Com o aumento da demanda, o sabor acentuado da própolis em gotas chegou a ganhar uma nova fórmula de consumo, em cápsulas, tornando-se ainda mais popular pela facilidade de transporte, de consumo e por apresentar atributos idênticos à sua forma líquida. Quer saber mais sobre o assunto e tudo o que a própolis verde pode agregar à sua vida? Acompanhe a leitura!
O que é a própolis verde?
Para proteger suas colmeias e evitar a proliferação de fungos e bactérias, as abelhas produzem uma substância gelatinosa que veda o mel que elaboraram. É a essa substância que damos o nome de própolis. Para sua elaboração, em primeiro lugar, os humanos realizam a coleta; em segundo lugar, a limpam e, em terceiro lugar, a trituram. Dessa maneira, um extrato é gerado, dando origem ao preparo de produtos encapsulados, antissépticos bucais, artigos de higiene e cuidados pessoais. Apesar das diferentes maneiras de consumo nos dias de hoje, o uso de extratos de própolis na medicina popular data de 300 a.C.
Atualmente, é possível encontrar também a própolis vermelha e a marrom. No entanto, a verde é a favorita quando o assunto é o fortalecimento do sistema imunológico ou pelos benefícios de suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e cicatrizantes.
Quais as vantagens do consumo frequente?
1 – Melhor aliado do sistema imunológico
A própolis verde é uma potente antifúngica, antibacteriana e antiviral, ou seja, atributos de sobra para melhorar a imunidade. Vale lembrar que, acima de tudo, a periodicidade do produto deve ser prescrita por indicação médica.
2 – Antisséptico natural
Da mesma forma que o colágeno, a alta concentração da própolis verde em pomadas e géis cicatrizantes colabora muito para a cicatrização de ferimentos e herpes labial.
3 – Adeus, dor de garganta!
As características anti-inflamatórias da própolis auxiliam no tratamento da dor de garganta. Além disso, ela pode diminuir crises asmáticas e tosses, e colaborar com a expectoração. Lembre-se de consultar o seu médico sobre a prescrição.
4 – Saúde em dia
Os flavonoides presentes na substância reduzem o risco de doenças cardiovasculares, cerebrais, artrite reumatoide e diabetes; da mesma forma, atua também na prevenção de enxaquecas.
5 – Reduz a pressão arterial
Entre as propriedades da própolis, há relatos de que o seu consumo regular pode baixar a pressão e reduzir o nível de colesterol no sangue.
6 – Sua pele agradece
Devido à ação antioxidante, a própolis pode ser utilizada como tratamento alternativo à acne. Aliás, os nutrientes presentes em sua matéria são valiosos para nutrir, prevenir e tratar a pele danificada; apresentando, portanto, resultados satisfatórios na cura de pequenas feridas, por exemplo.
Quer saber como aproveitar todas as vantagens que a própolis verde pode te oferecer? Conheça a série de produtos que selecionamos para você, clicando aqui.
Referência:
Própolis: atualizações sobre a química e a farmacologia. Rev. bras. farmacogn. vol.18 no.3 João Pessoa July/Sept. 2008