Entenda como tomar a própolis, uma substância multiúso, repleta de benefícios para o nosso organismo.
Produzida pelas abelhas em forma de resina, a própolis tem o objetivo de proteger as colmeias da luz e manter a temperatura interna amena. Além disso, ela tem funções biológicas antimicrobianas, reparadoras e de fortalecimento nos favos.
Mais do que resguardar as colmeias, uma pesquisa recente feita com a própolis orgânica por estudiosos da USP/Esalq comprovou que a substância possui, em primeiro lugar, atividades antienvelhecimento; em segundo, funções anti-inflamatórias e, por fim, propriedades antibióticas naturais, ou seja, um superalimento capaz de proteger e prevenir nosso sistema imunológico de gripes, resfriados, problemas respiratórios, inflamatórios e, até mesmo, de alguns tipos de cânceres.
Os benefícios, sem dúvida, são muitos. Mas, de repente, começam a surgir dúvidas como, por exemplo: qual a idade indicada para começar a tomar própolis? Como tomar? Qual a mais indicada? Onde comprar a própolis? Diante disso, preparamos um tutorial completo, que vai responder de vez às dúvidas mais recorrentes sobre como inserir a própolis em seu dia a dia. Confira abaixo!
Por que você deve tomar a própolis?
Além das propriedades citadas no início do artigo, a própolis tem um ótimo efeito bucal, podendo ser utilizada no tratamento de gengivites e aftas. Além do mais, ela funciona como cicatrizante, proporcionando tanto assepsia ao local do ferimento, como colaborando para a recuperação mais rápida da pele.
Entre os tipos de própolis mais conhecidas, está a verde, que pode ser encontrada somente no Brasil e é considerada uma das melhores do mundo. É claro que vale sempre lembrar dos benefícios anticancerígenos, já que a composição deste produto natural é rica em flavonoides, que inibem o crescimento das células tumorais, e, ainda, possui em abundância os linfócitos, capazes de aumentar a imunidade.
A própolis combate fungos, bactérias e quadros virais, entres os quais estão: sinusite e rinite.
A partir de que idade a própolis é recomendada?
A recomendação dada pelos especialistas é que a substância, em sua versão aquosa, ou seja, sem álcool, seja incorporada à rotina a partir dos 2 anos de idade. No entanto, para crianças, é recomendado consultar um pediatra para entender a quantidade individual mais indicada para o consumo.
Caso você tenha receio de ter alergia à substância, a dica é pingar 2 gotinhas no antebraço. Se você sentir alguma coceira ou perceber vermelhidão no local, aconselhamos reavaliar a ingestão do produto e entrar em contato com o médico para sanar maiores dúvidas.
Como tomar a própolis?
Há quem prefira a versão em gotas, ou melhor, o extrato puro, com álcool, e não se incomode com o sabor bastante acentuado. Mas, calma! Existem outras alternativas como, por exemplo, a possibilidade de diluir as gotas a algum líquido como água, suco, chás ou, até mesmo, numa colher de mel. A recomendação diária para os extratos, a versão líquida da próprias, é de 30 gotas.
Há também a versão própolis em cápsulas, que traz a praticidade de transporte, sem nenhum gosto e que podem ser ingeridas a qualquer hora do dia. Comumente recomenda-se 1 ou 2 cápsulas ao dia.
Existem diversos tipos de produtos com a própolis! Você pode optar também pela própolis em spray com mel e romã; o spray orgânico com própolis mel e gengibre; a opção orgânica com guaco e até com sabor tutti-frutti, sem álcool, para as crianças. Existem as versões de méis com própolis e guaco ou com eucalipto. Importante ressaltar que independentemente da forma como você prefere tomá-la, o uso contínuo é recomendado para reforçar e manter a alta imunidade.
Onde comprar a própolis?
Na loja do Clube do Mel, você encontra uma série de produtos de alta qualidade com a estrela do nosso artigo de hoje. Ao constatar as multipropriedades da substância, você verá que o custo x benefício do produto é fantástico. Seja na prevenção ou na complementação de um tratamento, ela é uma das aliadas que vai ajudar você a ter mais saúde e bem-estar.
Pensando em dar um up no seu sistema imunológico? Aproveite e confira o artigo que preparamos sobre o que são e quais os benefícios dos superalimentos.
Fontes:
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba
Biblioteca virtual FAPESP
Programa Bem Estar – Os benefícios da própolis, Rede Globo