Este produto 100% natural é utilizado pela humanidade desde a Grécia Antiga e apresenta inúmeros benefícios para a saúde mental e física.
A partir do pólen, mel e água ingeridos pelas abelhas operárias mais jovens, elas produzem, com suas glândulas, uma substância gelatinosa, de cor clara, que serve para alimentar a abelha rainha, assim como as larvas em seus primeiros meses de vida. Como resultado, além de proporcionar longevidade à rainha, que vive cerca de cinco anos, enquanto as demais abelhas apenas 45 dias, essa substância garante uma maior produção de ovos – é a ela que damos o nome de geleia real.
Ao longo dos anos, pesquisadores desenvolveram vários estudos sobre a geleia real para esclarecer os segredos deste superalimento. Confira abaixo tudo o que a geleia real pode fazer para a sua saúde e as maneiras de inseri-la em sua rotina.
Por que usar a geleia real?
Quando o assunto é cicatrizante ou anti-inflamatório natural, a geleia real é uma ótima aliada. Mas seus atributos não param por aí. Ela é composta por vitaminas B12, que mantém o metabolismo do sistema nervoso central funcionando normalmente; há a presença de vitamina C, que colabora na absorção de ferro em nosso organismo; vitamina A, responsável por fortalecer nosso sistema imunológico e nossa visão; vitamina D, ligada intimamente à saúde dos ossos e que evita problemas cardíacos, por exemplo. Há, também, a vitamina E, que protege nossas membranas celulares.
Da mesma forma, a geleia real ainda possui vitamina B, ácido fólico, vitamina do complexo B8, B6, B7, assim como a acetilcolina, um hormônio neurotransmissor responsável pela comunicação entre as células nervosas, trazendo ótimos efeitos para os sistemas cardiovascular, excretor, respiratório, muscular e no cérebro.
A geleia real também previne o envelhecimento precoce das células, por isso sua utilização para fins cosméticos. Ela é uma ótima coadjuvante no tratamento de doenças como depressão, ansiedade e Alzheimer, amenizando os sintomas da quimioterapia e da TPM (tensão pré-menstrual).
Como usar a geleia real?
Atualmente, você encontra a geleia real para consumo em cápsulas em forma liofilizada, o que nada mais é do que um processo de desidratação pelo qual a substância passa com o objetivo de preservar todos os seus benefícios, mesmo que em temperatura ambiente. Dessa forma, você pode optar por simplesmente ingerir a cápsula com água ou por abri-la e despejar seu pó em uma salada de frutas, suco, iogurte ou vitamina, por exemplo, já que o conteúdo não possui um sabor que possa interferir nas refeições.
Existe ainda o mel com geleia real: uma ótima opção para introduzir o alimento na rotina das crianças ou como uma sobremesa, rica em aminoácidos e sais minerais.
Apesar de todas as suas propriedades, a geleia real não é indicada para pessoas hipertensas e pessoas alérgicas ao veneno de abelhas.
Além da geleia real, no Clube do Mel, você encontra outros produtos do universo das abelhas importantes para manter o equilíbrio do seu sistema imunológico. Saiba como aumentar a sua imunidade de forma natural clicando aqui.