Aposto que você já se pegou perguntando: mel é tudo igual? A resposta é: não. Dependendo da planta utilizada pelas abelhas na coleta de néctar, fatores como, por exemplo, a cor, o sabor e o aroma sofrem alterações. O mesmo se dá igualmente com as propriedades e composições químicas do mel. Até mesmo a região geográfica e as condições climáticas influenciam neste saboroso e rico alimento.
De modo geral, os méis são classificados como multiflorais ou poliflorais (muito conhecidos como silvestres), isso significa que o produto final é proveniente de diferentes espécies florais, além de ser encontrado o ano todo.
Há também os méis uniflorais ou monoflorais, ou seja, o líquido possui particularidades únicas, graças à espécie de planta da qual foi coletado. Como resultado, temos uma espécie de mel premium, comumente embalado e rotulado separadamente, já que é produzido em temporadas específicas.
Para que você possa entender ainda mais sobre as propriedades dos méis de floradas, nós listamos abaixo os tipos mais populares e seus principais benefícios:
Mel de Eucalipto
Este é considerado um dos mais procurados e pode ser encontrado com maior facilidade, devido à abundância de árvores de eucalipto presentes na flora brasileira. O mel de flor de eucalipto é rico em vitaminas do complexo C e B, possui alto valor energético, assim como minerais como: cálcio, ferro, potássio, zinco, manganês, selênio e magnésio. Ele é um ótimo coadjuvante no tratamento de doenças respiratórias como tosse, asma e bronquite, por exemplo. Além do mais, tanto o mel como o eucalipto são expectorantes, ou seja, a dupla perfeita para fortalecer o sistema respiratório e otorrino do seu corpo.
Mel de Angico
Assim como a sua madeira é de grande qualidade, o mel da flor de angico é um excelente expectorante natural. Ele atua como tonificante, auxiliando no tratamento da faringite, tosses com catarro e bronquite. Na culinária, ele possui fácil harmonização com pratos doces e salgados, devido ao seu aroma frutado.
Mel de Cipó-Uva
O produto é originário de uma trepadeira perene, isso quer dizer que a planta flori intensamente, além de ser normalmente encontrada na América do Sul. O mel da flor do cipó-uva oferece uma dose extra de antioxidantes para o corpo, essenciais no combate ao envelhecimento do organismo. Entre seus principais atributos estão: ações antioxidantes, sobretudo, para o fígado e vitaminas do complexo C e B. Entre suas características também pode-se encontrar minerais como: cálcio, manganês, potássio, ferro, selênio e zinco. Quando o assunto é o paladar, o mel de cipó-uva combina com diversos alimentos, de frutas a queijos.
Mel de Acácia
De sabor suave e cor clara, o mel de acácia é bastante conhecido no mundo todo. Entre suas particularidades estão, em primeiro lugar, sua capacidade antibiótica; atuando ainda em problemas como conjuntivite e problemas de pele. Por último, mas não menos importante, sua composição auxilia na insônia e ansiedade; por isso costuma ser eleito para adoçar chás antes do sono.
Mel de Marmeleiro
A flor de marmeleiro produz um mel mais denso e de sabor inigualável. No Brasil, ele costuma ser encontrado na região nordeste e entre seus inúmeros benefícios estão: capacidade anti-inflamatória; tem ótima eficácia no tratamento de enxaqueca crônica; previne o envelhecimento e doenças degenerativas. Além do mais, conta com agentes na regulação intestino. O mel da flor de marmeleiro também é muito lembrado em casos de desidratação.
Agora que você já conhece as características mais importantes de alguns méis de floradas distintas, aprenda a utilizá-los em receitas de shots para equilibrar seu sistema imunológico, clicando aqui.
Fonte: Revista Globo Rural
Apisflora