Clube do Mel

Medovik, o Bolo de Mel mais famoso do mundo

Era uma vez, uma princesa que não gostava de mel, até que um dia, um jovem cozinheiro criou uma receita de um bolo com mel e encantou a princesa, que mudou seu coração em relação ao mel. Parece um trecho de um conto de fadas, não é? Mas segundo a tradição russa essa é a história do Medovik, um dos bolos de mel mais famosos do mundo.
A princesa em questão era Elizabeth Alexeievna, que viveu entre o final do século XVIII e o começo do século XIX no Império Russo. O bolo se popularizou na União Soviética ganhando novas versões em diversos outros países, como a Ucrânia, por exemplo.

Já vamos adiantando que essa não é uma receita para iniciantes, mas se você deseja novos desafios em suas aventuras de confeitaria, a hora é agora. Então, com vocês, o encantador Medovik.

Ingredientes

1 xícara e meia de mel silvestre

1 xícara de água

1 xícara e mais 2 colheres de açúcar

14 colheres de sopa de manteiga, cortada em pedaços de 1,2 cm

6 ovos grandes

2 colheres e meia de chá de bicarbonato de sódio

2 colheres e meia de chá de sal

1 colher de chá de canela em pó

3 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de doce de leite

4 xícaras de creme de leite refrigerado

Preparação

Passo 1

Preaqueça o forno. Trace círculos em 12 pedaços de papel manteiga do tamanho da assadeira que irá usar.

Passo 2

Faça banho-maria, encha uma panela pequena com 2,5 cm de água e leve ao fogo médio.

Passo 3

Coloque ¾ (três quartos) de xícara de mel em uma panela de 2 litros e leve ao fogo alto, deixando ferver. Em seguida, reduza o fogo para médio.

Após cerca de 3 minutos, o mel começará a espumar, mexa com uma colher de pau até soltar fumaça e, após isso, desligue o fogo e adicione água com cuidado.

Após esfriar um pouco, despeje em um copo resistente ao calor, depois coloque em banho-maria preparado para manter o mel líquido.

Passo 4

Encha uma panela média com 5 cm de água e deixe ferver. Misture ¼ (um quarto) xícara de mel queimado com ¾ (três quartos) de xícara de mel normal, com açúcar e manteiga em uma tigela grande de metal e coloque sobre a panela de água (banho maria).

Passo 5

Quebre os ovos em uma tigela pequena e os guarde. Misture o bicarbonato de sódio, e 1 ½ (uma e meia) colher de chá de sal e canela em uma tigela pequena.

Passo 6

Quando a manteiga derreter (passo 4), bata a mistura de mel. Use o dedo para testar a temperatura da mistura, quando estiver morno, adicione os ovos enquanto bate.

Quando a mistura voltar à mesma temperatura, adicione a mistura de canela (passo 5) e continue batendo por mais 30 segundos.

A massa vai começar a espumar, nesse momento, retire a tigela do fogo e deixe esfriar até ficar morna.

Passo 7

Coloque a farinha na mistura, passando por uma peneira de malha fina, mexendo para incorporar a farinha completamente.

A massa deve ficar completamente lisa, para se espalhar mais facilmente quando estiver quente.

Então despeje metade em uma tigela pequena e cubra com filme plástico. Coloque em um local quente, como em cima do forno de preaquecimento.

Passo 8

Coloque um pedaço de papel manteiga com o lado traçado para baixo em uma assadeira e coloque ⅓ (um terço) de xícara de massa.

Use uma espátula para espalhar uniformemente a massa nas bordas.

Faça o seu melhor para obter a camada uniforme e perfeitamente circular. Repita com as camadas restantes, com a massa que for sobrando e as outras folhas de papel manteiga, colocando círculos de massa em uma superfície plana.

A massa será o suficiente para fazer entre 10 e 12 círculos.

Passo 9

Asse o maior número possível de camadas de cada vez, por 6 a 7 minutos, até que o bolo fique com uma cor de caramelo profundo.

Passo 10

Quando cada camada estiver pronta, deslize para fora da assadeira para evitar que assem demais. Se reutilizar as assadeiras enquanto ainda estiverem quentes, reduza o tempo de cozimento para 5 a 6 minutos.

Passo 11

Se alguma massa se espalhar para fora dos círculos traçados enquanto assam, use uma faca afiada para apará-las.

Antes que os bolos esfriem completamente, retire cada um cuidadosamente e deixe esfriar completamente, até as camadas do bolo estiverem frias o suficiente para serem manuseadas.

Passo 12

Quando todas as camadas estiverem assadas, reduza a temperatura do forno e deixe o bolo esfriar por 30 minutos.

Retorne a camada menos atraente para uma assadeira e coloque no forno para torrar até ficar marrom avermelhado, cerca de 15 minutos.

Deixe esfriar e use um processador de alimentos para moer em migalhas finas. Deixe guardado.

Passo 13

Coloque ½ (meia) xícara de mel queimado, doce de leite e 1 colher de chá de sal em uma tigela média. Bata com a mão até ficar homogêneo, depois despeje lentamente ¾ (três quartos) de xícara de creme de leite e misture até ficar homogêneo. Aguarde até esfriar completamente, cerca de 30 minutos.

Passo 14

Despeje 4 xícaras de creme de leite na tigela da batedeira e coloque o acessório de batedor. Bata em velocidade média para picos suaves, cerca de 6 minutos, depois adicione a mistura de mel e bata o glacê em picos médios.

Se a sua batedeira tiver menos de 5 litros, faça a cobertura em 2 lotes.

Passo 15

Monte o bolo em um círculo de mais ou menos 25 centímetros. Coloque uma camada de bolo no centro do círculo e, em seguida, coloque uma xícara cheia de glacê no centro.

Use uma espátula para espalhar o glacê uniformemente.

Coloque a próxima camada em cima da cobertura, centralize-a e continue como acima. Não tenha medo de manusear o bolo para alinhar as camadas enquanto continua empilhando.

Depois de colocar a 10ª camada, espalhe outra xícara escassa de glacê por cima. Use o glacê restante para alisar as laterais do bolo, mas não se preocupe se as bordas de algumas camadas de bolo atravessarem o glacê. Polvilhe o topo e as laterais com as migalhas do bolo.

Passo 16

Deixe na geladeira durante uma noite e sirva gelado. O bolo pode ser feito com até dois dias de antecedência.

E aí? Vai aceitar o desafio de fazer o Medovik em casa? Se achou muito difícil, tente fazer a receita com apenas três camadas e vá incrementando com o tempo. E não deixe de nos contar como se saiu na cozinha, tá bom?

Sair da versão mobile