Você já pensou em criar abelhas em sua casa? Saiba como fazer isso e aproveitar o mel com propriedades medicinais.

Sempre que pensamos na presença de abelhas em nossa casa, nos preocupamos com os possíveis transtornos causados por seus ferrões. Porém, abelhas sem ferrões têm atraído a atenção de cientistas e de pessoas interessadas em cultivá-las em casa para aproveitar o seu mel.

A Jataí (Tetragonisca angustula) é uma espécie de abelha sem ferrão que produz um mel cada vez mais relevante no mercado devido suas propriedades medicinais, por isso, a criação doméstica dessa variedade vem se tornando uma tendência muito promissora no universo das abelhas.

As abelhas sem ferrão

As Jataís são abelhas mansas, de coloração amarela e tonalidade ouro, e são encontradas na faixa geográfica compreendida entre o Sul do Brasil e o México. A variação de tamanho da espécie fica entre 5mm (operárias) e 10mm (rainhas), e popularmente elas são conhecidas como as “abelhas do muro”.
Essa espécie é bem adaptada às cidades, são resistentes e o manejo na criação é considerado fácil. Elas possuem uma grande importância para a natureza, pois participam da polinização de árvores como goiabeiras, amoreiras e laranjeiras, além de flores e ervas do jardim como rosas, margaridas e manjericão.

Detalhes da colmeia

As abelhas sem ferrão se adaptam a ambientes naturais como árvores, mas também ambientes artificiais, como réplicas de casas feitas de madeira, fazendo com que seus ninhos sejam usados como itens de decoração.

As Jataís armazenam o pólen, o mel, a própolis e a água em potes de cera e resina dentro do seu ninho, que possui formato redondo, formado em camadas verticais, diferente dos favos que costumamos imaginar quando pensamos em abelhas.
Um aspecto interessante é que, ao amanhecer, elas abrem o tubo da colmeia e saem para trabalhar, voltando ao entardecer e fecham seu tubinho novamente.
Nos dias de chuvas, elas permanecem em seus ninhos, conseguindo prever o clima do dia antecipadamente.

Manejo simples e acessível

A facilidade do manejo faz com que elas possam ser criadas em casas e até mesmo em apartamentos, desde que estejam até o sexto andar, pois, acima disso, a altitude dificulta o trabalho cotidiano delas.
Há alguns detalhes a se atentar quando você começar a cultivá-las em sua residência:

  • Escolha um lugar de sombra e protegido de ventos fortes para instalar a colmeia.
  • Deixe a entrada da colmeia voltada para o nascer do sol.
  • A colmeia funciona saudavelmente em torno de 35°C, o excesso de calor causa o abandono das abelhas.
  • Escolha um lugar limpo e acessível para o ninho, longe de inseticidas e herbicidas.
  • É preciso fonte de água limpa próximo ao ninho.
  • É fundamental que haja a presença de florada nos arredores durante todos os períodos do ano.
  • O ninho tem de ser instalado em um apoio seguro e estável, preferencialmente longe de luzes elétricas.
  • É importante não instalar as colmeias debaixo de árvores de frutos grandes, como mangas, abacates e jacas, pois a queda de um fruto pode destruir o ninho.
  • Não mexa sempre no ninho para não causar estresse nas abelhas, tente fazer o manuseio somente uma vez por mês.
  • Caso você tenha mais de um ninho de Jataí, é importante deixá-los, no mínimo, 1 metro de distância um do outro.

Atenção às ameaças externas

É muito importante estar sempre atento às ameaças externas que podem atacar a colmeia, como a presença de animais que queiram invadir o ninho para roubar o mel.
Ameaças comuns são: baratas, formigas, lagartixas, aranhas, traças, marimbondos, vespas e aves. É preciso também ficar alerta caso apareçam larvas, pois isso é um indício de infestação de pragas que podem comprometer a saúde da colmeia.
Evite também deixar o ninho em locais onde crianças ou pets podem interagir de forma negativa com ele, por estarmos em nossa casa, muitas vezes não nos atentamos a detalhes domésticos que podem comprometer a criação de abelhas.

Cuidados com a nutrição das abelhas

Durante a baixa florada ou em períodos de alterações climáticas, elas podem sofrer escassez de alimento, identificada pelo baixo número de indivíduos no ninho, sendo esse o momento de introduzir uma alimentação artificial.

É adequado oferecer xarope de água com açúcar, na proporção: 2 partes de água e 3 partes de açúcar. Sirva em um recipiente raso, para evitar o afogamento das abelhas. Uma dica importante é tapar o recipiente, que pode ser um tubo de ensaio, com algodão, pois as abelhas sugam o alimento do algodão de forma segura.

Sobre o mel

O mel de Jataí é muito valorizado devido as suas propriedades medicinais, um estudo realizado pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) demonstrou que esse mel tem nítida ação antimicrobiana. Por isso, ele é considerado um antibiótico natural, ótimo para amenizar os sintomas de gripe e sinusite, por sua ação descongestionante e anti-inflamatória.
É muito comum na crença popular identificar o mel de Jataí como um remédio natural preventivo à catarata, porém, especialistas pedem muita cautela nesse ponto, pois esse quesito carece de comprovação científica.
Um dos motivos para se cultivar as Jataís em casa é por conta do preço do seu mel, ele é mais valorizado não somente por sua superioridade medicinal, mas pela produção da colmeia ser menor. Enquanto as abelhas mais comuns produzem aproximadamente 1 kg de mel por mês, as Jataís produzem 1 kg de mel por ano. Assim, a produção para o consumo pessoal acaba sendo uma alternativa atrativa.

Como começar?

As colônias podem ser adquiridas de produtores experientes, meliponicultores autorizados, mesmo sendo cedidas de forma gratuita. É preciso seguir a legislação de compra e venda de seu Estado.
A taxa de reprodução das abelhas é alta, a cada 3 meses, elas formam uma nova colônia, assim, você tem de estar atento quando elas precisarem de uma nova caixa para abrigar a expansão do ninho.
Sempre que houver a criação de uma nova colmeia, é importante você contar com a ajuda de um profissional para fazer a divisão da colmeia de forma segura, até que você consiga fazer isso sozinho.

Você sabe a diferença entre um apicultor e um meliponicultor?

A apicultura é a criação de abelhas com ferrão (Apis), a criação de abelhas sem ferrão (Melipona) é chamada de meliponicultura.
A criação das melíponas é uma tendência de sustentabilidade e saúde, pois elas têm um papel muito importante para a biodiversidade, sendo conhecidas como guardiãs da natureza.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe o Blog do Clube do Mel e fique por dentro das novidades do universo das abelhas.


Artigos relacionados
Trufa de chocolate com Mel

Que tal preparar uma sobremesa deliciosa que combina perfeitamente com a Páscoa? Tão simples como um brigadeiro é uma opção diferente para dividir com a família ou aproveitar como uma sobremesa quando aquela vontade de comer um docinho aparecer. Ingredientes: 250g de chocolate meio amargo  120 ml de creme de Leite  ¼ de xícara de […]

Heborá, empresa 100% feminina que enriquece o mercado do mel

Você conhece a Heborá? Um empreendimento 100% feminino que se tornou referência de inovação no universo do mel brasileiro. Assim como o Clube do Mel, a Heborá foi desenvolvida em Ribeirão Preto. A fauna brasileira é conhecida por sua extensão abrigando diversos animais únicos. Dentro da família de espécies que residem em nossas florestas, as […]

Receita de panna cotta de mel e limão

Com tradução livre de “nata cozida”, a panna cotta é uma receita de origem italiana e possui uma base neutra que pode ser servida com diversas combinações, desde geleias a caldas, inclusive com o mel. Conte nos comentários se já experimentou essa delícia. Ingredientes: 2 colheres (chá) de gelatina em pó (10 ml) ou 4 […]

Receita de nogado de Natal com mel

O nogado é uma receita deliciosa que agrada paladares de todas as idades. Experimente fazê-la na sua casa e conte nos comentários o que os seus amigos ou a sua família acharam da receita. Ingredientes: 500 g de farinha 6 ovos médios  500 g de mel 50 ml de azeite Óleo para fritar Modo de […]

Receita de peito de pato com molho de soja, mel e gengibre

Durante a época de festas, experimentar pratos novos deixa ceias e reuniões em família ainda mais especiais. Você já conhecia a receita de pato com molho de soja, mel e gengibre? Teste em sua casa e nos conte o que achou nos comentários. Ingredientes: 2 filés de peito de pato 1 pitada de sal  1 […]

Um pouco sobre a fascinante história do mel

Se você ama o universo das abelhas e quer saber um pouco mais sobre a história do mel, este conteúdo é perfeito para você.

É verdade que o mel faz bem para a saúde?

Saiba um pouco mais sobre as bases científicas para considerar que o mel faz bem para a nossa saúde.

Medovik, o Bolo de Mel mais famoso do mundo

Conheça o Medovik, o bolo de mel que encantou o coração de uma princesa.

Trufas Escocesas de Chocolate e Mel

O mel é apaixonante e suas possibilidades gastronômicas são notáveis, principalmente na área de confeitaria. Para inovarmos e explorar cada vez mais o mel como protagonista de nossas receitas, procuramos algumas receitas que ainda não estão no nosso imaginário popular, a fim de surpreender e encantar. Confira a receita das Trufas Escocesas de Chocolate e […]

O guia das abelhas brasileiras

­O universo do mel brasileiro é inspirador para os amantes da gastronomia, de produtos naturais e da cultura em geral. São muitas floradas diferentes que proporcionam ótimas variedades de mel, além disso, vivemos em um país continental com regiões de natureza diversificada que produzem cada uma o seu tipo de mel, com identidades marcantes e […]

Saiba o que de fato é própolis

Você pode achar que a própolis é uma invenção da vovó ou uma crendice popular, porém, essa resina produzida pelas abelhas é bastante estudada pela ciência e muito mais tradicional do que você imagina.Civilizações antigas como a egípcia, assíria, chinesa, inca, grega e romana faziam uso medicinal da própolis para prevenir e combater doenças. Os […]

Conheça o mapa da produção de mel no Brasil

A produção de mel do Brasil proporciona uma riqueza cultural inestimável. Confira nossa postagem e saiba quais são as principais regiões que produzem mel em nosso país.

A natureza do mel

O mel é uma paixão nacional, e você sabe o que faz dele algo tão diverso e único? Confira nosso post e fique por dentro de tudo o que está por trás de um mel de qualidade. O universo da apicultura carrega uma riqueza inestimável, fruto da interessante relação das abelhas com a natureza, o […]

Você conhece os tipos de mel do Brasil?

Saiba um pouco mais sobre os principais tipos de mel da apicultura brasileira.

Clube do Mel. Somos especialistas em produtos das abelhas.