Clube do Mel

Receita de costelinha suína ao molho de mel.

Roasted pork ribs with glazing served on the wooden board surrounded by the vegetables and herbs

A chegada das festas de fim de ano nos incentiva a pesquisar a receita daquele prato especial, não é mesmo? Seja salgado ou doce, os pratos escolhidos pela família se tornam o maior assunto do mês de Dezembro.

Aqui no Blog do Clube do Mel, queremos participar da conversa e trazer sugestões de receitas deliciosas e que levam mel em sua lista de ingredientes. Hoje trouxemos a receita de costelinha suína ao molho de mel da Eline Prando, do Blog Mel e Pimenta.

Esta costelinha ao molho de mel é perfeita para qualquer comemoração, ou mesmo, um belo almoço de domingo. De fácil preparo, esta costelinha fica macia e surpreende com o toque agridoce do molho. Vamos ao passo a passo!

Receita

Preparo: 20 minutos
Cozimento: 2 horas 40 minutos
Total: 3 horas

Ingredientes

Modo de Preparo

1. Tempere a costelinha com o sal e a pimenta. Na hora de salgar, lembre-se de que usaremos o shoyu, que também um ingrediente é salgado.
  2. Em um pote, coloque o mel, o ketchup, o molho shoyu, o vinagre e o alho finamente picado ou amassado e misture bem.
  3. Coloque esse molho na costelinha suína e deixe marinar por, no mínimo, uma hora. Se possível, tempere na véspera e deixe tomar gosto durante toda a noite, mantendo sob refrigeração.
  4. Transfira para uma forma as costelas com a carne virada para cima e toda a marinada, cubra bem com papel alumínio.
  5. Leve ao forno preaquecido a 300°C por 20 minutos, então reduza a temperatura para 180°C e asse por mais 2 horas. Durante esse período, abra o forno uma vez para virar e regar com os sucos da forma e cubra novamente.
  6. Depois que a carne estiver bem macia, desmanchando, retire o papel alumínio e deixe assar o tempo suficiente para dourar e caramelizar os açúcares da receita, regando sempre para que a carne fique com um tom bem caramelizado.
  7. Se necessário pingue um pouquinho de água no fundo da forma para soltar o molho e o sabor.

Prontinho! Agora você já pode preparar esta deliciosa costelinha suína que desmancha na boca. Agora, se você é do grupo responsável pelas sobremesas, experimente a Rabanada com Frutas Vermelhas do Jamie Oliver ou o Melomakárona, o festivo biscoitinho grego.

Por fim, não se esqueça de escolher o mel ideal para todas estas receitas no site do Clube do Mel.

Boas festas!

Fonte da receita e das imagens: Blog Mel e Pimenta.
Autoria de Eline Prando.