Clube do Mel

Conheça o primeiro mel de acácia brasileiro!

Atuando há dez anos no cenário da apicultura, a Casa Roncador é responsável pela produção do primeiro mel de acácia brasileiro. Com notas de caramelo e sabor suave, este mel possui certificação orgânica e é um verdadeiro tesouro para os apaixonados pelos produtos das abelhas.

Exclusivo e pioneiro, o mel de acácia não poderia ficar de fora da curadoria de méis do Clube do Mel. A Casa Roncador está entre os primeiros parceiros do Clube do Mel e, por isso, hoje trouxemos um pouco mais da história da produção deste mel tão especial e saboroso.

A Casa Roncador

Paisagem de chapada na Serra do Roncador – Mato Grosso. Fonte: Casa Roncador

O mel de acácia orgânico se tornou a estrela dessa história que acontece na Serra do Roncador, no estado do Mato Grosso, mas há muito para se contar antes de chegarmos nas abelhinhas.

A origem da Casa Roncador nasce antes mesmo da ideia do apiário; na verdade, o primeiro intuito de seus fundadores foi de regenerar uma área danificada pela pastagem em sua fazenda.

O desafio estava lançado: encontrar espécies que fossem adequadas ao bioma do cerrado nativo e que pudessem ser apropriadas ao manejo da fazenda. Nesta busca, a acácia atendia a todos os critérios e trazia consigo características únicas e que favoreceriam o desenvolvimento área.

Vegetação na Serra do Roncador – Mato Grosso. Fonte: Casa Roncador

As Acácias

Acácias na fazenda Casa Roncador, na Serra do Roncador – MT. Fonte: Casa Roncador

A acácia escolhida pela Casa Roncador possui o nome científico de Acacia Magium. Esta espécie de leguminosa também pode ser conhecida por outros nomes populares como cássia ou acácia-australiana. As árvores das acácias podem chegar a até 30 metros de altura e as flores estão dispostas pela copa da árvore em forma de espigas e são grandes fontes de pólen e néctar.

A escolha por esta planta não se deu apenas devida a sua afinidade com as abelhas, isto foi mais uma feliz consequência de seu plantio. Estas belas árvores são responsáveis por um exitoso trabalho de fixação de nitrogênio no solo, característica importante para a recuperação da área que antes era pasto. Além disso, a própria planta produz matéria orgânica para enriquecer o campo e as folhas servem como alimento para outros animais.

Segundo os relatos da Casa Roncador, depois de aproximadamente três anos do plantio já era possível reconhecer o característico barulho das abelhas por entre as acácias. E foi a presença daquele zunido sinônimo de natureza que despertou a concepção do astro desta história: o mel de acácia orgânico.

O Mel de Acácia

Bisnagas de Mel de Acácia Orgânico Casa Roncador. Fonte: Casa Roncador

Não bastasse o pioneirismo em termos de florada, sendo o primeiro mel de acácia produzido no Brasil, este mel possui uma rigorosa certificação orgânica. As acácias e, consequentemente, a mata nativa que circunda a plantação são livres de quaisquer aditivos químicos. Além disso, o entorno da fazenda conta com verdadeiras belezas naturais como rios e cachoeiras, o que garante a saúde do apiário e a qualidade do mel.

Além da classificação por florada (acácia) e orgânica, o mel de acácia da Casa Roncador também pode ser classificado pelo seu terroir, que é uma caracterização feita através da região de produção de um determinado produto (Leia mais sobre o mel de terroir aqui). A terroir deste mel é a Serra do Roncador, uma vez que toda sua produção é realizada na fazenda, desde a polinização até o seu envase.

Embora de produção totalmente local, este mel tem conquistado paladares em todo o Brasil. De coloração clara e sabor suave, a harmonização de outros alimentos com o mel de acácia é uma boa pedida para quem busca aquele doce não tão doce, mas ainda com notas de caramelo. Também indicamos comer puro de colheradas!

Encontre aqui o Mel de Acácia Casa Roncador no Clube do Mel.

Apicultor manuseando quadro de favo com mel de acácia no apiário da fazenda de acácias da Casa Roncador. Fonte: Casa Roncador

Novos Produtos

A alta capacidade de envase da fazenda da Casa Roncador permitiu que outros méis também fossem produzidos no mesmo local. Conheça outros produtos da Casa Roncador:

Mel Cremoso

Aqui o segredo é a textura! A cremosidade deste mel puro é o que garante o seu sucesso. Ideal para acompanhar pães, torradas, queijos e bolos, o mel cremoso possui uma consistência aveludada e cor de creme perolado. Perfeito para servir a mesa ou para presentear amigos e familiares fãs de descobertas gastronômicas.

Encontre aqui o Mel Cremoso Casa Roncador no Clube do Mel.

Mel de Capixingui

O mel de capixingui é uma iguaria brasileira que também merece os holofotes! Ainda pouco conhecido, este mel é proveniente do capixingui (Croton floribundus), uma planta nativa brasileira presente nos biomas do Cerrado e Mata Atlântica. De exuberante cor âmbar claro, o mel de capixingui possui sabor agradável e acidez equilibrada e leve.

Encontre aqui o Mel de Capixingui Casa Roncador no Clube do Mel.

Uma história de dar água na boca, não? Agora que você já sabe tudo sobre o mel da Casa Roncador, leve um pouco da natureza da Serra do Roncador para a sua casa. Escolha o seu aqui no site do Clube do Mel.

Fotos fornecidas pela Casa Roncador.