Clube do Mel

Os benefícios das cápsulas no dia a dia.

Muitas vezes, os desafios diários chegam a impedir que cuidemos de nossa saúde como deveríamos, mas temos que ter atenção e não negligenciar nosso bem-estar e nem abrir mão de uma vida saudável.

A micronutrição em cápsulas é uma alternativa prática para que nosso corpo receba o que é necessário para funcionar da melhor maneira possível, estando em dia com todas as vitaminas necessárias para isso.

As cápsulas mais modernas são feitas de softgel, sendo consideradas seguras e não alergênicas, elas levam o princípio ativo de uma maneira eficiente, proporcionando melhor absorção e ação rápida.

Há uma gama de micronutrientes essenciais para uma vida saudável, como a vitamina D, o ômega 3, óleos de prímula, linhaça, cártamo e coco, além da geleia real e do pólen. Dissertaremos um pouco sobre cada um deles para lhe informar sobre seus benefícios.

Cuidado importante

Antes de ingerir qualquer suplemento, é apropriado e sábio consultar um médico ou nutricionista, para que os exames necessários sejam feitos e a suplementação seja conduzida de uma maneira adequada e segura.

Mesmo que os produtos ingeridos não demandem legalmente de prescrição médica, é muito importante esse cuidado. Pois ao se consultar, você terá um real panorama sobre a sua saúde, tornando a nutrição mais assertiva e funcional.

Além disso, muitas dessas alternativas nutricionais que iremos falar funcionam melhor quando a pessoa vive uma vida fisicamente ativa, com exercícios físicos regulares, realizados com acompanhamento profissional.

Vitamina D

A famosa vitamina D3 (colecalciferol) é considerada por muitos estudiosos não mais uma vitamina, mas, sim, um hormônio, pelo fato de que ela é produzida por nosso próprio corpo e participa de diversas funções regulatórias vitais.

Ao tomarmos sol, os raios solares atingem nossa pele, e, a partir da reação entre o raio UVB e a molécula de colesterol, é produzida a protovitamina e posteriormente a vitamina D3. Após isso, o fígado transforma o colecalciferol em calcidol, e nos rins é gerado, a partir do calcidol, o calcitriol (forma ativa da vitamina D).

Mesmo que o corpo produza esse poderoso hormônio, a vida corrida nas cidades faz com que muitas pessoas não consigam se expor ao sol todos os dias, por isso, a suplementação é fundamental para manter os níveis saudáveis de vitamina D.

Os principais benefícios dessa vitamina, ou hormônio, são:

– Manutenção da saúde dos ossos, dentes e músculos.

– Melhora a absorção de cálcio e fósforo no organismo.

– Fundamental para o funcionamento do sistema imunológico.

– Atuante no funcionamento das células do nosso corpo. 

Ômega 3

Os ácidos graxos ômega 3 são uma família de gorduras poli-insaturadas encontradas nos peixes e outros animais marinhos, conhecida por contribuir para a diminuição do risco cardíaco daqueles que a ingerem. 

O ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosa-hexaenoico (DHA) são muitas vezes comercializados como óleo de peixe, eles possuem propriedades anti-inflamatórias e são muito recomendados por nutricionistas a pacientes com níveis de triglicérides altos.

Sabemos que nem sempre conseguimos manter nossa alimentação baseada em peixes, não só pelo alto preço do alimento, mas também pelas dificuldades no preparo, assim, a suplementação vem como uma alternativa de praticidade e saúde.

Óleo de prímula (Ômega 6)

O óleo de prímula é rico em ômega 6, uma família que abrange o ácido linoleico e ácido gama-linolênico. O ômega 6 também é uma família de ácidos graxos, ou gorduras poli-insaturadas, sendo que suas fontes mais comuns são os óleos de soja, canola e girassol.

O óleo de prímula é extraído da planta Oenothera biennis e seus principais benefícios são:

– Redução dos efeitos da menopausa e da TPM.

– Combate à queda capilar.

– Auxílio no tratamento da artrite reumatoide.

– Melhora da pele e ajuda na remoção de acnes.

Ao contrário do ômega 3, o ômega 6 pode ser contraindicado em alguns casos, por isso, é importante consultar um médico ou nutricionista antes de consumi-lo.

Óleo de linhaça, óleo de cártamo e óleo de coco (Ômega 9)

Os óleos de linhaça e cártamo são ricos em ômega 9 (ácido oleico), um ácido graxo insaturado que auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) sem diminuir a quantidade de colesterol bom (HDL).

O óleo de linhaça, além de ômega 9, é rico em ômega 3, ômega 6 e fibras alimentares. Já o óleo de cártamo oferece ômega 6 e vitamina E, um antioxidante lipossolúvel que ajuda a proteger as membranas celulares.

O óleo de coco está muito em alta, como uma alternativa saudável e cheia de benefícios nutricionais como melhora da saciedade, aumento de gasto energético e oxidação da gordura.

Ele é rico em ácido láurico e ácido oleico (ômega 9). O ácido láurico é também conhecido como ácido dodecanoico, respeitado por sua ação anti-inflamatória.

Geleia real

A geleia real é nada mais, nada menos do que o alimento da abelha-rainha, ela é produzida pelas abelhas mais jovens com o fim de nutrir e sustentar a líder da colmeia. A rainha vive de 2 a 5 anos, enquanto as abelhas comuns vivem até 45 dias.

Esse produto é rico em aminoácidos, vitaminas e sais minerais, aumentando a energia e diminuindo o cansaço físico, mental e o estresse. Além disso, auxilia nos problemas digestivos, aumentando a produção de colágeno, o que traz melhorias à pele.

Você pode achar que se trata somente de uma forma diferente de mel, mas o mel é produzido em um processo fermentativo pelas abelhas operárias, a partir do néctar das flores. A geleia é gerada pelas jovens abelhas operárias, a partir do pólen.

Pólen

O pólen apícola é fonte de energia, rico em enzimas, óleos essenciais, vitaminas, minerais, proteínas e fibras vegetais. É o único alimento que contém todos os aminoácidos disponíveis na natureza, por isso, é ideal para complementar a dieta de quem pratica exercícios físicos regularmente.

As principais vitaminas encontradas nele são a vitamina A (carotenos), um antioxidante que auxilia na imunidade e na regeneração de tecidos do corpo, e a vitamina P (rutina), que atua no fortalecimento das células, com ação antioxidante e anti-inflamatória.

O pólen apícola é o pólen processado com saliva e mel das abelhas, são extraídos a partir de coletores de pólen que são instalados na entrada da colmeia. Os principais componentes são açúcares, fibras, proteínas e lipídeos, além de vitaminas, carotenoides e flavonoides.

O uso do pólen apícola como suplemento alimentar começou por conta de suas atividades biológicas, como antioxidantes, antimicrobianas e anti-inflamatórias, tornando o produto cada vez mais popular quando o assunto é alimentação saudável.

O Clube do Mel está sempre pesquisando e se atualizando para encontrar perspectivas de saúde e boa nutrição para seus clientes, construindo um portfólio amplo com produtos que expressam o que há de melhor no universo das abelhas. Acompanhe nosso Blog e esteja sempre por dentro das nossas novidades.

Sair da versão mobile