Clube do Mel

Abelhas em casa? Saiba como criá-las e aproveitar do seu mel.

Você já pensou em criar abelhas em sua casa? Saiba como fazer isso e aproveitar o mel com propriedades medicinais.

Sempre que pensamos na presença de abelhas em nossa casa, nos preocupamos com os possíveis transtornos causados por seus ferrões. Porém, abelhas sem ferrões têm atraído a atenção de cientistas e de pessoas interessadas em cultivá-las em casa para aproveitar o seu mel.

A Jataí (Tetragonisca angustula) é uma espécie de abelha sem ferrão que produz um mel cada vez mais relevante no mercado devido suas propriedades medicinais, por isso, a criação doméstica dessa variedade vem se tornando uma tendência muito promissora no universo das abelhas.

As abelhas sem ferrão

As Jataís são abelhas mansas, de coloração amarela e tonalidade ouro, e são encontradas na faixa geográfica compreendida entre o Sul do Brasil e o México. A variação de tamanho da espécie fica entre 5mm (operárias) e 10mm (rainhas), e popularmente elas são conhecidas como as “abelhas do muro”.
Essa espécie é bem adaptada às cidades, são resistentes e o manejo na criação é considerado fácil. Elas possuem uma grande importância para a natureza, pois participam da polinização de árvores como goiabeiras, amoreiras e laranjeiras, além de flores e ervas do jardim como rosas, margaridas e manjericão.

Detalhes da colmeia

As abelhas sem ferrão se adaptam a ambientes naturais como árvores, mas também ambientes artificiais, como réplicas de casas feitas de madeira, fazendo com que seus ninhos sejam usados como itens de decoração.

As Jataís armazenam o pólen, o mel, a própolis e a água em potes de cera e resina dentro do seu ninho, que possui formato redondo, formado em camadas verticais, diferente dos favos que costumamos imaginar quando pensamos em abelhas.
Um aspecto interessante é que, ao amanhecer, elas abrem o tubo da colmeia e saem para trabalhar, voltando ao entardecer e fecham seu tubinho novamente.
Nos dias de chuvas, elas permanecem em seus ninhos, conseguindo prever o clima do dia antecipadamente.

Manejo simples e acessível

A facilidade do manejo faz com que elas possam ser criadas em casas e até mesmo em apartamentos, desde que estejam até o sexto andar, pois, acima disso, a altitude dificulta o trabalho cotidiano delas.
Há alguns detalhes a se atentar quando você começar a cultivá-las em sua residência:

Atenção às ameaças externas

É muito importante estar sempre atento às ameaças externas que podem atacar a colmeia, como a presença de animais que queiram invadir o ninho para roubar o mel.
Ameaças comuns são: baratas, formigas, lagartixas, aranhas, traças, marimbondos, vespas e aves. É preciso também ficar alerta caso apareçam larvas, pois isso é um indício de infestação de pragas que podem comprometer a saúde da colmeia.
Evite também deixar o ninho em locais onde crianças ou pets podem interagir de forma negativa com ele, por estarmos em nossa casa, muitas vezes não nos atentamos a detalhes domésticos que podem comprometer a criação de abelhas.

Cuidados com a nutrição das abelhas

Durante a baixa florada ou em períodos de alterações climáticas, elas podem sofrer escassez de alimento, identificada pelo baixo número de indivíduos no ninho, sendo esse o momento de introduzir uma alimentação artificial.

É adequado oferecer xarope de água com açúcar, na proporção: 2 partes de água e 3 partes de açúcar. Sirva em um recipiente raso, para evitar o afogamento das abelhas. Uma dica importante é tapar o recipiente, que pode ser um tubo de ensaio, com algodão, pois as abelhas sugam o alimento do algodão de forma segura.

Sobre o mel

O mel de Jataí é muito valorizado devido as suas propriedades medicinais, um estudo realizado pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) demonstrou que esse mel tem nítida ação antimicrobiana. Por isso, ele é considerado um antibiótico natural, ótimo para amenizar os sintomas de gripe e sinusite, por sua ação descongestionante e anti-inflamatória.
É muito comum na crença popular identificar o mel de Jataí como um remédio natural preventivo à catarata, porém, especialistas pedem muita cautela nesse ponto, pois esse quesito carece de comprovação científica.
Um dos motivos para se cultivar as Jataís em casa é por conta do preço do seu mel, ele é mais valorizado não somente por sua superioridade medicinal, mas pela produção da colmeia ser menor. Enquanto as abelhas mais comuns produzem aproximadamente 1 kg de mel por mês, as Jataís produzem 1 kg de mel por ano. Assim, a produção para o consumo pessoal acaba sendo uma alternativa atrativa.

Como começar?

As colônias podem ser adquiridas de produtores experientes, meliponicultores autorizados, mesmo sendo cedidas de forma gratuita. É preciso seguir a legislação de compra e venda de seu Estado.
A taxa de reprodução das abelhas é alta, a cada 3 meses, elas formam uma nova colônia, assim, você tem de estar atento quando elas precisarem de uma nova caixa para abrigar a expansão do ninho.
Sempre que houver a criação de uma nova colmeia, é importante você contar com a ajuda de um profissional para fazer a divisão da colmeia de forma segura, até que você consiga fazer isso sozinho.

Você sabe a diferença entre um apicultor e um meliponicultor?

A apicultura é a criação de abelhas com ferrão (Apis), a criação de abelhas sem ferrão (Melipona) é chamada de meliponicultura.
A criação das melíponas é uma tendência de sustentabilidade e saúde, pois elas têm um papel muito importante para a biodiversidade, sendo conhecidas como guardiãs da natureza.

Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe o Blog do Clube do Mel e fique por dentro das novidades do universo das abelhas.

Sair da versão mobile