O mel é um alimento muito nutritivo, rico em diversos tipos de vitaminas do complexo C e B e minerais, como cálcio, ferro, potássio, zinco, manganês, selênio e magnésio. Além disso, o mel também oferece ao corpo uma dose extra de antioxidantes, que combatem doenças e desaceleram o envelhecimento do organismo.

Para que o mel esteja sempre presente na sua rotina, você pode por em prática algumas combinações fáceis com outros alimentos. Seja no café da manhã ou na mesa de aperitivos, o mel é um coringa e harmoniza com diversos tipos de comida.

Frutas

Healthy breakfast with pumpkin porridge, berries and herbal tea with honey at village summer house

As frutas são sempre uma boa pedida para quem quer levar um estilo de vida saudável e saboroso. Como o mel, também são ricas em vitaminas e minerais e muitas frutas também são excelentes fontes de fibras.

Essa é uma combinação das fáceis! Basta escolher sua fruta favorita ou aquela que melhor complementa a sua alimentação e colocar o mel por cima.

Experimente também assar algumas frutas no forno com mel e canela. Nossa sugestão são maçãs, banana e abacaxi.

Queijo

Contraste perfeito! O queijo e o mel são dois alimentos que nasceram para ficar juntos. São inúmeras as combinações disponíveis dada a quantidade de tipos de queijos e tipos de mel.

Seja o queijo branco no café da manhã ou o queijo brie em um jantar especial, o mel pode ser a cereja do bolo que faltava. Para facilitar, escolhemos algumas das nossas combinações favoritas:

Café

Mel sendo colocado em um copo de café com uma colher de madeira.

Que tal trocar o açúcar pelo mel? Além de adoçar, o mel fornece propriedades nutritivas e é uma excelente fonte de energia. Além disso, você pode encontrar o mel não só em potes e bisnagas, como também em sachês – rápido e fácil de colocar na rotina!

Experimente testar diferentes tipo de mel com o seu café e eleger o seu preferido. Você pode transformar o seu cafezinho do dia a dia em uma verdadeira experiência gastronômica!

Dica extra: nosso queridinho para adoçar o café é o Mel de Bracatinga. Por não ser um mel de extrema doçura, seu sabor é de perfeita harmonização com amargo do café, sem que nenhum sabor se sobressaia.

Iogurte

Mulher segurando pote de iogurte enquanto coloca mel.

Iogurtes são snacks ricos em proteína e cálcio; ideais para o café da manhã ou o lanche da tarde. Combinado com o mel, são perfeitos para quem precisa de uma pausa nutritiva e energizante.

Experimente combinar um bom iogurte natural com mel e também com pedaços das suas frutas preferidas. Para uma dose extra de proteínas, adicione também o pólen.

Aqui vai uma sugestão inusitada: iogurte natural, mel e maracujá.

Pão com manteiga

Torrada com manteiga e mel.

Sim! O famoso pão com manteiga fica ainda melhor com uma pitada de mel.

Esta combinação é complexidade zero: é só passar a manteiga no pão e colocar o mel por cima e pronto, está feita uma bela incrementação no mais clássico café da manhã brasileiro.

Lembre-se:
– Crianças com menos de dois anos de idade não devem consumir mel.
– Pessoas com diabetes devem consultar o médico sobre a quantidade recomendada de consumo de mel na rotina.


Artigos relacionados
Trufa de chocolate com Mel

Que tal preparar uma sobremesa deliciosa que combina perfeitamente com a Páscoa? Tão simples como um brigadeiro é uma opção diferente para dividir com a família ou aproveitar como uma sobremesa quando aquela vontade de comer um docinho aparecer. Ingredientes: 250g de chocolate meio amargo  120 ml de creme de Leite  ¼ de xícara de […]

Heborá, empresa 100% feminina que enriquece o mercado do mel

Você conhece a Heborá? Um empreendimento 100% feminino que se tornou referência de inovação no universo do mel brasileiro. Assim como o Clube do Mel, a Heborá foi desenvolvida em Ribeirão Preto. A fauna brasileira é conhecida por sua extensão abrigando diversos animais únicos. Dentro da família de espécies que residem em nossas florestas, as […]

Receita de panna cotta de mel e limão

Com tradução livre de “nata cozida”, a panna cotta é uma receita de origem italiana e possui uma base neutra que pode ser servida com diversas combinações, desde geleias a caldas, inclusive com o mel. Conte nos comentários se já experimentou essa delícia. Ingredientes: 2 colheres (chá) de gelatina em pó (10 ml) ou 4 […]

Receita de nogado de Natal com mel

O nogado é uma receita deliciosa que agrada paladares de todas as idades. Experimente fazê-la na sua casa e conte nos comentários o que os seus amigos ou a sua família acharam da receita. Ingredientes: 500 g de farinha 6 ovos médios  500 g de mel 50 ml de azeite Óleo para fritar Modo de […]

Receita de peito de pato com molho de soja, mel e gengibre

Durante a época de festas, experimentar pratos novos deixa ceias e reuniões em família ainda mais especiais. Você já conhecia a receita de pato com molho de soja, mel e gengibre? Teste em sua casa e nos conte o que achou nos comentários. Ingredientes: 2 filés de peito de pato 1 pitada de sal  1 […]

Um pouco sobre a fascinante história do mel

Se você ama o universo das abelhas e quer saber um pouco mais sobre a história do mel, este conteúdo é perfeito para você.

É verdade que o mel faz bem para a saúde?

Saiba um pouco mais sobre as bases científicas para considerar que o mel faz bem para a nossa saúde.

Medovik, o Bolo de Mel mais famoso do mundo

Conheça o Medovik, o bolo de mel que encantou o coração de uma princesa.

Trufas Escocesas de Chocolate e Mel

O mel é apaixonante e suas possibilidades gastronômicas são notáveis, principalmente na área de confeitaria. Para inovarmos e explorar cada vez mais o mel como protagonista de nossas receitas, procuramos algumas receitas que ainda não estão no nosso imaginário popular, a fim de surpreender e encantar. Confira a receita das Trufas Escocesas de Chocolate e […]

O guia das abelhas brasileiras

­O universo do mel brasileiro é inspirador para os amantes da gastronomia, de produtos naturais e da cultura em geral. São muitas floradas diferentes que proporcionam ótimas variedades de mel, além disso, vivemos em um país continental com regiões de natureza diversificada que produzem cada uma o seu tipo de mel, com identidades marcantes e […]

Saiba o que de fato é própolis

Você pode achar que a própolis é uma invenção da vovó ou uma crendice popular, porém, essa resina produzida pelas abelhas é bastante estudada pela ciência e muito mais tradicional do que você imagina.Civilizações antigas como a egípcia, assíria, chinesa, inca, grega e romana faziam uso medicinal da própolis para prevenir e combater doenças. Os […]

Conheça o mapa da produção de mel no Brasil

A produção de mel do Brasil proporciona uma riqueza cultural inestimável. Confira nossa postagem e saiba quais são as principais regiões que produzem mel em nosso país.

A natureza do mel

O mel é uma paixão nacional, e você sabe o que faz dele algo tão diverso e único? Confira nosso post e fique por dentro de tudo o que está por trás de um mel de qualidade. O universo da apicultura carrega uma riqueza inestimável, fruto da interessante relação das abelhas com a natureza, o […]

Você conhece os tipos de mel do Brasil?

Saiba um pouco mais sobre os principais tipos de mel da apicultura brasileira.

Clube do Mel. Somos especialistas em produtos das abelhas.