Clube do Mel

Conheça algumas das principais maneiras para se ter uma boa noite de sono naturalmente.

O sono é um dos fatores primordiais para a saúde e, consequentemente, para a imunidade. É durante esse processo de repouso profundo que o corpo se regenera, o cérebro recarrega suas energias, assim como o organismo recebe as proteínas necessárias para o seu bom funcionamento.

Ao longo da vida é comum que o sono sofra alterações. Enquanto um recém-nascido necessita de cerca de 16 horas dormindo, um pré-adolescente pode precisar de 9 a 11 horas. Por outro lado, uma pessoa com mais de 65 anos de idade dorme por volta de 7 a 8 horas por noite.

Nos dias de hoje, em que vivemos uma nova realidade com a pandemia do COVID-19, é comum que algumas pessoas sintam dificuldade para dormir, o que, certamente, pode ocasionar, além de uma baixa no sistema imunológico, dificuldade para memorizar e alterações cardiovasculares.

Pensando em trazer algumas alternativas para amenizar os distúrbios de sono, nós preparamos algumas dicas para te ajudar. Confira!

Quem são os amigos do sono e como encontrá-los de forma natural?

É possível dormir melhor incluindo em sua rotina alguns produtos naturais das abelhas como, por exemplo, a própolis verde, que estimula a melatonina – um hormônio associado à maneira como o organismo alinha suas funções quando desperto e quando adormecido, uma espécie de relógio biológico. A própolis ainda é eleita como um dos ingredientes principais no preparo de chás com efeito calmante como o de folhas de maracujá e camomila.

No nosso corpo, o triptofano funciona como um indutor do sono. Ele precede a melatonina, que é importante na regulação do sono, e a seratonina, que proporciona sonolência e relaxamento. Nesse sentido, ao associarmos o mel à nossa rotina, estamos facilitando a absorção do triptofano em nosso organismo. Além disso, o mel reduz os efeitos das hipocretinas (orexinas) substâncias que nos mantém em estado de alerta e, por isso, está intimamente ligado a sensação de bem-estar e redução de estresse.

Alguns minerais e vitaminas essenciais para o nosso organismo não são produzidos naturalmente pelo mesmo. Como é o caso do zinco, que atua para manter o corpo imune de doenças, sendo um regulador da pressão arterial e dos níveis de colesterol, por exemplo. Outro aspecto importante deste mineral é a sua influência sobre o sono, já que sua presença proporciona maior relaxamento ao dormir e melhor disposição ao acordar. No entanto, é possível obter o zinco de forma natural através de produtos naturais como Propomax Noite, que apresenta também extratos de melissa e camomila e, ainda, zinco, vitamina B6 e B12, que são micronutrientes fundamentais para o equilíbrio imunológico.

5 dicas para potencializar sua noite de sono:

Listamos algumas práticas regulares para a somar ao seu bem-estar físico e mental. Confira:

1. Pratique exercícios físicos com frequência;
  2. Tome o primeiro sol da manhã para estimular a produção de vitamina D;
  3.  Tenha uma alimentação balanceada.
  4. Na hora de ir pra cama, lembre-se de evitar o uso de smartphones e tablets;
  5. Pratique alguns minutos de meditação.

Aproveite para conferir um artigo especial que preparamos sobre os benefícios do mel para sua saúde através da ótica da Terapia Quântica e Oriental.