Clube do Mel

Você conhece os tipos de mel do Brasil?

Você conhece os tipos de mel do Brasil

O Brasil conta com uma biodiversidade notável, o que nos proporciona uma variedade muito rica de méis. Além disso, o apicultor brasileiro é bem-informado, atualizado e sempre busca novas perspectivas de produção, chegando a trazer variedades de outros países a fim de enriquecer o portfólio da apicultura nacional.

Mas em meio a tantas possibilidades, nem sempre temos claro em nossa mente a diferença entre nossos tipos de mel e sobre quais deles são originários de outras nações. Primeiro, precisamos entender que as floradas determinam a identidade do mel e, a partir delas, podemos compreender mais detalhadamente nossas variedades.

A florada está para o mel como o tipo de uva está para o vinho. As abelhas retiram das flores a matéria-prima para a produção, assim, cada tipo de planta gera um mel diferente, com suas particularidades e peculiaridades. Temos que entender também que existem méis uniflorais, produzidos a partir de um só tipo de flor, e os multiflorais, produzido por uma combinação de diferentes flores.

Mel de angico

O mel de angico é proveniente da Mata Atlântica, sendo extraído de duas plantas diferentes, angico (Anadenanthera colubrina) e angico-de-bezerro (Piptadenia moniliformis), sendo a primeira variedade a mais comum na produção de mel.

Trata-se de uma árvore grande e imponente, que tem se tornado rara pelo falo de ser usada para a construção rural e para a fabricação de carvão. As abelhas (Apis mellifera) se comportam muito bem com essa planta, produzindo um mel de sabor agradavelmente suave.

Origem: Mata Atlântica

Cor: clara (acobreada)

Sabor: suave

Saúde: bom para as vias respiratórias

Mel de aroeira

A aroeira (Myracrodruon urundeuva) é uma árvore nativa do Vale do Jequitinhonha, mas está presente em diversas regiões do país, como Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Sua floração acontece entre os meses de maio de julho.

O mel dessa variedade não é extraído das flores, mas, sim, do néctar da árvore e do melato, solução gerada pelos insetos que sugam a planta e depois expelem a substância em forma líquida. Isso proporciona uma coloração mais escura para o mel.

Origem: Vale do Jequitinhonha

Cor: escuro (âmbar)

Sabor: suave

Saúde: bom para as sistema imunológico e estômago

Mel de acácia

O diferencial do mel de acácia é a alta solubilidade e o sabor neutro, que ajuda a ser ingerido junto de alimentos como iogurte, leite e sucos. Ele não cristaliza e tem alto teor de frutose, contribuindo para dietas de quem pratica exercícios.

Mesmo que a acácia seja de origem australiana e africana, o mel de acácia começou a ser produzido no estado do Mato Grosso, mais precisamente na Serra do Roncador, região que acabou por assinar a origem dessa variedade, atualmente tão popular em nosso país.

Origem: Serra do Roncador

Cor: claro

Sabor: neutro

Saúde: bom para o sistema gastrointestinal e anti-inflamatório

Mel de cafeeiro

Para entender o mel do cafeeiro, é preciso entender um pouco de café. No Brasil, duas variedades são cultivadas, o café arábica (coffea arábica) e o café conilon (coffea canephora). A variedade arábica é cultivada predominantemente em Minas Gerais, e a conilon no estado do Espírito Santo.

O mel da variedade arábica é um pouco mais claro, já o da variedade conilon é mais escuro, com coloração âmbar. As abelhas o extraem do néctar e do pólen. No caso do néctar, há a presença de cafeína, fato que, curiosamente, chega a “viciar” as abelhas.

Origem: regiões cafeeiras (Minas Gerais e Espírito Santo)

Cor: 2 variações (claro e âmbar)

Sabor: suave

Saúde: propriedades anti-inflamatórias e analgésicas

Mel de capixingui

O capixingui (Croton floribundus) é encontrado em todo o Brasil, mas é predominante na região da Serra da Mantiqueira e bastante produzido no Paraná, principalmente na cidade de Ortigueira, munícipio referência na produção de mel em nosso país.

O mel de capixingui é considerado exótico e apurado, seu sabor característico faz com que ele seja recomendado para harmonizações da alta gastronomia, combinando muito bem com queijos e embutidos finos.

Origem: Serra da Mantiqueira

Cor: clara

Sabor: marcante

Saúde: propriedades anti-inflamatórias

Mel de cipó-uva

O  cipó-uva (Serjania lethalis) é uma trepadeira muito comum na América do Sul. Ela proporciona um mel suave e floral, que harmoniza muito bem com frutas, fazendo dessa variedade a queridinha daqueles que levam uma vida fitness.

O mel de cipó-uva se destaca, principalmente, por ser muito nutritivo, rico em diversos tipos de vitaminas do complexo C e B, além de minerais como cálcio, ferro, potássio, zinco, manganês, selênio e magnésio.

Origem: América do Sul

Cor: bem clara

Sabor: floral adocicado

Saúde: propriedades antioxidantes e muito nutritivo

Mel de eucalipto

Cerca de 672 espécies de eucalipto (Eucalyptus sp.) são aptas a produzir mel. No Brasil, as variedades mais comuns são a Eucalyptus saligna e a Eucalyptus tereticornis, muitocomuns no estado de São Paulo e de Santa Catarina.

A particularidade desse mel é a cristalização rápida, o que faz com que haja presença de pequenos cristais ao ser degustado, proporcionando uma sensação única. Além disso, é um mel bastante aromático, seus aromas intensos proporcionam características singulares para essa variedade.

Origem: Sul e Sudeste

Cor: clara

Sabor: aromático

Saúde: bom para o sistema respiratório

Mel de laranjeira

O mel da laranjeira (Citrus sp.) é de tonalidade clara e sabor floral. É considerado um mel refinado por seu sabor acentuado, isso faz com que ele seja muito requisitado na gastronomia, principalmente em prato agridoces e sofisticados.

A apicultura dessa variedade costuma ser realizada em harmonia com a citricultura, por isso, os maiores produtores estão concentrados no estado de São Paulo, que é responsável por quase 80% da produção de laranjas no Brasil.

Origem: Sudeste

Cor: claro

Sabor: floral

Saúde: propriedades antioxidantes

Mel de marmeleiro

Esse é um mel singular, raro e muito requisitado por conta do seu aroma de cravo-da-índia, considerado o único do mundo com esse sabor. Isso faz com que esse tipo de mel seja tratado como uma verdadeira iguaria.

Essa variedade é extraída pelas abelhas das folhas do marmeleiro-branco (Croton blanchetianus), sendo produzido na região da Serra da Capivara, no estado do Piauí.

Origem: Serra da Capivara

Cor: clara

Sabor: cravo-da-índia

Saúde: propriedades anti-inflamatórias

Mel de quitoco

O quitoco (Pluchea sagittalis) é uma planta medicinal originaria da América do Sul, mas muito comum nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Essa variedade de mel conta com valores de pH mais alto, o que faz com que ele seja menos ácido e mais digestivo.

Origem: Sul e Sudeste

Cor: clara

Sabor: suave

Saúde: ações digestivas e expectorantes

Mel de uva-japão

A uva-japão ou uva-japonesa (Hovenia dulcis) é uma planta originária do Japão e da Coreia, que proporciona um mel raro e nobre, característico por seu aroma forte, sabor suave e cristalização lenta.

Ele tem uma ação peculiar, servindo como desintoxicante do fígado, estimulando a secreção biliar e amenizando os efeitos do álcool no organismo.

Origem: Sul

Cor: âmbar médio

Sabor: suave

Saúde: desintoxicante do fígado

Mel silvestre

O mel silvestre é caracterizado pela presença de diversas floradas em um mesmo produto. Por conta disso, a melhor maneira de catalogar os méis silvestres é pelas regiões de origem (terroir), pois sua composição varia com a realidade da floral de onde são extraídos.

No Brasil, as principais regiões produtoras são a Caatinga, Chapada Diamantina, Pantanal, Mata Atlântica, Serra do Roncador, Serra da Capivara e Ortigueira no Paraná. Nas variedades multiflorais, é possível, algumas vezes, indicar a predominância de algumas floradas.

A caatinga brasileira proporciona algumas variedades de mel silvestre com predominâncias florais, como é o caso do mel de bamburral (Mesosphaerum suaveloens) e de jitirana (Ipomoea Cairica), variedades exóticas e raras.

Nós, do Clube do Mel, somos apaixonados pelo mel brasileiro e queremos sempre proporcionar a nossos clientes as melhores variedades desse lindo universo. Acompanhe nosso Blog e fique por dentro das novidades.

Sair da versão mobile